10 Passos Simples para deixar a casa mais fresca no Verão
Truques e Dicas

13 Julho 2020

10 Passos Simples para deixar a casa mais fresca no Verão

10 Passos Simples para deixar a casa mais fresca no Verão

Durante os dias e noites mais quentes de verão, torna-se difícil reduzir o desconforto causado pelo calor no interior das nossas casas.


A utilização de equipamentos de ar condicionado é uma ótima solução para essas ocasiões, mas traz consigo um peso na fatura da eletricidade, para além da pegada ecológica que acarreta.


A boa notícia é que, com alguns passos simples, é possível deixar a sua casa mais fresca, de modo a suportar mais facilmente os dias abrasadores de verão . Vamos descobri-los:



  1. Janelas, portas, estores e cortinas: fechar de dia e abrir de noite



Para evitar o “efeito de estufa” que se cria nas habitações nos dias de maior calor, é importante evitar ao máximo a incidência de raios solares. O truque é: durante o dia feche portas exteriores, janelas, estores, portadas e cortinas. Este simples gesto é suficiente para proporcionar uma redução de até 6º na temperatura interior.


Pelo contrário, de manhã cedinho e à noite abra-os, de modo a deixar entrar o ar mais fresco que se faz sentir no exterior durante essas horas e permitindo que a brisa noturna circule por toda a casa, refrescando e renovando o ar interior. Para isso, vale a pena investir numa rede para as janelas, evitando assim a entrada de insetos.


Se tiver alguma porta ou janela com grande exposição solar e que não tenha estore ou portada para fechar, pode sempre optar por instalar toldos, pérgulas, palas ou qualquer outro tipo de acessório que confira sombra.


 


  1. Plantas naturais no interior e no exterior



No exterior, opte por árvores e arbustos de folha caduca junto à casa. Desta forma deixarão passar a luz solar no inverno, e funcionarão como barreira à luz solar direta durante o verão, proporcionando sombra fresca no interior da moradia, reduzindo o calor absorvido pelas janelas e paredes.


Use e abuse das plantas também no interior da sua casa: elas ajudam a manter a humidade do ambiente e purificam o ar, conferindo uma sensação mais agradável, para além de que enriquecem a decoração de qualquer divisão!


Plantas para refrescar a casa

Fonte: Freepik

 


  1. Escolher cores claras e frescas



A cor das paredes e das grandes superfícies também influenciam a temperatura interior. As cores escuras absorvem - e portanto emitem - mais calor do que as cores mais claras que, pelo contrário, refletem mais a luz solar tornando os ambientes mais frescos. É por essa razão que deve preferir cores claras, como o branco ou o creme, para as paredes interiores e exteriores da sua casa, e também para as cortinas e têxteis em geral. 


Se não quiser uma decoração monótona e sem cor, pode optar por usar outras cores apenas em apontamentos decorativos e em móveis de pequeno porte, devendo no verão ser dada preferência aos tons mais frios, como o azul, o verde ou o violeta ou, ainda, aos tons mais pastel, mesmo que quentes.



  1. Optar por tecidos leves, fluídos e naturais



Os tecidos leves, fluidos e de origem natural - como o algodão ou o linho - são perfeitos para o verão, pois garantem um toque macio e refrescante. É por isso que lhes deve dar preferência de uso em cortinas, revestimentos ou mantas de sofá, almofadas e, claro, nos têxteis de cama.


Para além disso, os tapetes também podem ser trocados nesta altura do ano: deixe de lado aqueles que têm cores fortes e pelo mais alto, e guarde-os para o inverno. Prefira um modelo novo para o verão, de cor mais clara e, por exemplo, de sisal ou de outro material natural, pois garantem mais frescura às divisões.


Fonte: Freepik

 


  1. Fazer refeições leves e ao ar livre



Se há divisão da casa que gera muito calor, essa divisão é a cozinha. É por isso que no verão deve evitar usar o forno e o fogão e dar preferência a refeições ligeiras e de confeção rápida, como as saladas frias por exemplo.


Ao jantar, pode sempre optar pelo churrasco, assim aproveita para fazer a refeição ao livre usufruindo do ar fresco noturno.


Nem todos têm acesso a um pátio ou a um terraço, se é este o seu caso, use a varanda ou ponha um grelhador portátil junto à janela, sempre é melhor do que gerar calor no interior da casa. Com estas refeições leves e saudáveis, para além do benefício térmico, ganha também na saúde e no físico.




  1. Evitar produzir vapor de água



O vapor de água não é só emanado dos cozinhados que faz, mas de inúmeras outras tarefas domésticas, que pode tentar evitar ou reduzir o seu uso durante os dias mais quentes, pois geram ainda mais calor.


Assim, adote as seguintes medidas: coloque as tampas nas panelas e use o exaustor enquanto cozinha, evite banhos demorados durante o dia e areje sempre a casa de banho durante e após o duche e, por fim, abstenha-se de usar eletrodomésticos que libertam vapor de água, como o ferro de engomar, a máquina de lavar louça ou a máquina de secar roupa.



  1. Manter lâmpadas e eletrodomésticos desligados



Para além dos eletrodomésticos que emanam vapor de água, também os outros eletrodomésticos acabam sempre por libertar alguma energia em forma de calor, pelo que deve desligá-los se não os estiver a utilizar.


De igual forma, as lâmpadas são uma grande fonte de calor e, por isso, deve reduzir as luzes ligadas em sua casa e, mais do que isso, substituir as suas lâmpadas incandescentes, por exemplares fluorescentes ou, melhor ainda, a LED. Para além de emitirem menos calor, consomem menos energia elétrica, reduzindo a fatura da eletricidade. 



suspensão Helia - Moviflor

 



  1. Usar aromas e óleos essenciais refrescantes



Alguns aromas conferem sensação de frescura ao ambiente. É o caso do limão, do eucalipto, da menta, entre outros. Então dilua algumas gotas de óleos essenciais de aromas frescos em água e passe no chão da casa, ou em algumas superfícies com a ajuda de um pano. Pode igualmente colocar essa mistura num borrifador e aspergir o ar algumas vezes por dia.



  1. Ventoinha e água fresca: ótimos aliados



Mesmo seguindo à risca os todos os pontos anteriores, há dias tão abrasadores que, se estivermos por casa durante o dia, temos mesmo que recorrer a algum meio extra para nos refrescarmos. A ventoinha é uma ótima opção, pois é mais económica do que o ar condicionado.


No entanto, este eletrodoméstico não arrefece o ambiente, ele apenas faz circular o ar. É por isso que há alguns truques que se podem usar para melhorar a sua performance:


as ventoinhasdevem ser colocadas a pelo menos 2 metros do chão para serem mais eficazes


durante a noite, quando a temperatura externa é mais baixa, estas devem ser colocadas a trabalhar de frente para uma janela aberta, fazendo com que o ar quente seja empurrado para o exterior e trazendo o ar mais fresco para o interior da habitação;


e, por último, a dica que tornará o ar que emana dela mais fresco: coloque à frente da ventoinha uma taça de gelo ou uma garrafa de água gelada criando, deste modo, uma agradável sensação de frescura no ambiente em redor.


Outra dica para refrescar mais o ambiente é espalhar recipientes cheios de água fresca pelas várias divisões da casa ou então toalhas de banho húmidas. A água evapora, deixa o ar mais húmido e torna a respiração mais confortável.


Um outro conselho para aquelas noites quentes que nos tiram o sono com o calor sentido na cama: congele por 2 horas um punhado de arroz dentro de uma meia de algodão, colocando-a depois debaixo dos lençóis: o arroz retém o frio por muito tempo e não molha a cama.


Fonte: Unsplash



  1. Investir num bom isolamento térmico



Esta dica é válida não só para enfrentar o calor, mas também o frio. Prepare a sua casa para os extremos de temperatura: invista num bom isolamento térmico das paredes, assim como num isolamento apropriado de sótãos e águas furtadas, e opte também por vidros duplos com corte térmico. Esta estratégia pode parecer dispendiosa a curto prazo, mas terá resultados excelentes a longo prazo.



Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram e Pinterest para mais dicas! 💚

Autor

Moviflor

Fonte

Moviflor Online

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas rápidas, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.