O design de interiores está em constante evolução, e 2024 promete trazer consigo uma série de tendências frescas e agradáveis. Vamos explorar algumas dessas tendências, que irão moldar o cenário da decoração e mobiliário neste ano que agora começa.
1. Design Sustentável: Uma Abordagem Orgânica e Natural
O compromisso com a sustentabilidade ganha cada vez mais destaque no design de interiores e será uma das principais forças motrizes nas escolhas de decoração em 2024, criando espaços que são simultaneamente acolhedores e ecologicamente conscientes. O design sustentável pode estar patente em diversos aspetos:
Uso de Materiais Naturais
O uso de materiais amigos do ambiente, sejam provenientes da natureza ou reciclados, está cada vez mais presente na decoração.
Materiais como madeira, bambu, cortiça, pedra, cerâmica, vime, rattan, fibras naturais - linho, lã ou algodão - e até o uso de plantas naturais, são esteticamente agradáveis e acolhedores, para além de trazerem mais qualidade e um consumo mais responsável.
Formas Orgânicas e Suaves
Na natureza as linhas são suaves, sinuosas, irregulares e caprichosas. É possível transpor essas formas orgânicaspara móveis e objetos decorativos, incorporando-as no design de interiores. Isto aporta aos espaços um toque sereno e acolhedor, respeitando o ambiente sem comprometer o estilo.
Artesanato
O artesanato assume um papel central na decoração sustentável. Com peças feitas à mão em cerâmica, vime ou madeira, que celebram a individualidade e a habilidade do artesão.
2. Jogos de Cor: Cores Claras com Apontamentos Vibrantes
A paleta de cores para 2024abraça a serenidade com novos tons neutros que transmitem calma e tranquilidade, como os beges terrosos, os cinzas suaves e os brancos sujos, que conferem aos interiores um carácter acolhedor e natural,
Apontamentos de cores vibrantes
No
entanto, é necessário romper a monotonia com apontamentos de cores vibrantes e
contrastantes, estrategicamente incorporadas para criar jogos de cor dinâmicos,
que permitem acrescentar energia e vitalidade aos espaços, e conferir-lhes
personalidade.
Assim, juntamente com os tons suaves e neutros, podem-se adicionar tons mais intensos como o azul-cobalto, o verde-esmeralda ou o amarelo-mostarda, e que foram já opções muito populares em 2023.
3. Criar Sensações: Padrões Originais e Texturas Orgânicas
Padrões originais e texturas orgânicas tomarão conta dos espaços em 2024, fruto da procura por ambientes envolventes e sensoriais que estimulam os sentidos e proporcionam uma experiência única a quem os habita.
Em 2024 brincar com texturas, volumes, estampas geométricas e atrevidas ou padrões inspirados na natureza, conferirá mais camadas visuais e táteis aos espaços, acrescentando uma nota divertida e fresca, que eleva o espaço e nos convida a desligar do exterior.
Materiais com textura
Materiais como veludo, lã, algodão e linho trazem texturas aconchegantes e sensação de conforto e conexão com natureza.
Padrões com profundidade
Padrões ousados – geométricos, florais ou abstratos - em papéis de parede, tapetes, cortinas e almofadasconferem profundidade e proporcionam um toque de personalidade única.
Mobiliário com texturas
O uso de texturas no mobiliário estará também em alta, com o uso de fibras como o vime ou o rattan, nem que seja apenas nas frentes de armários e gavetas. A ideia é criar ambientes dinâmicos e diferenciados.
4. Mobiliário Funcional: Beleza Aliada à Praticidade
A funcionalidade continua a ser uma prioridade na escolha de móveis em 2024, com mobiliário inteligente e versátil que se adapta aos diversos usos dos espaços modernos.
Móveis Multifuncionais
Móveis com diferentes funções, que maximizam o aproveitamento do espaço, são escolhas populares para garantir uma estética elegante e prática, mesmo nas casas mais pequenas.
Em termos decorativos, é importante escolher peças que, para além de visualmente atraentes, também resolvem problemas específicos de espaço: mesas extensíveis, estantes adaptáveis, sommiers ou camas com armazenamento integrado, sofás modulares com arrumação integrada ou que se transformam em cama, são exemplos de como o mobiliário se pode adaptar às necessidades de cada um.
5. Peças com Carácter: Contar Histórias através do Design
A personalização e a individualidade estão presentes na decoração em 2024 com objetos decorativos e peças de mobiliário que contam histórias.
Podem ser peças vintage ou antiguidades restauradas para serem colocadas num ambiente minimalista ou contemporâneo, ou então peças com design atrevido, diferenciado do restante estilo decorativo da divisão.
O importante é que cada item seja escolhido com cuidado para adicionar carácter, significado e sensação de autenticidade ao ambiente, seja um cadeirão, um sofá, um móvel louceiro ou um candeeiro.
6. Paredes com Arte de Grande Dimensão: Impacto Visual e Emocional
Em 2024as paredes vazias devem dar lugar a quadros, telas ou outras decorações, para se tornarem pontos focais na decoração. É possível transformar espaços comuns em galerias de arte, adicionando um impacto visual imediato, que evoca emoções.
Para 2024 destacam-se sobretudo as peças grandes, com acabamentos texturizados e com diferentes materiais ou técnicas, de modo a conferir um carácter único ao ambiente. Esta tendência, para além de adicionar volume e dimensão visual ao espaço, expressa também a individualidade e o gosto estético dos moradores.
Em 2024, a harmonia entre o design natural/orgânico e as práticas sustentáveis vai moldar os espaços que habitamos. Ao abraçar a criatividade, a funcionalidade e o respeito pelo ambiente, moldamos um futuro onde cada espaço é uma expressão única de estilo e consciência, que nos convida a desligar do exteriore do dia-a-dia no nosso próprio refúgio.