5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá
Mobiliário

28 Maio 2021

5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá

5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá

 

O sofá é a estrela de qualquer divisão e não há dúvidas quanto ao seu protagonismo na casa: é nele que nos deixamos cair a relaxar após um longo dia de trabalho, que nos estendemos a ver um filme ao fim de semana ou que nos sentamos com amigos e familiares para dois dedos de conversa.

 

É, portanto, mais do que claro que o conforto do sofá é essencial, e que a sua importância vai muito além da decoração. Mas na hora de escolher há imensas opções de modelos, de tamanhos, de materiais e de cores disponíveis, pelo que convém ter em conta alguns aspetosquando for comprar um sofá, para que não tenha surpresas desagradáveis mais tarde. Neste artigo reunimos os 5 aspetos mais importantes que deve considerar.

 

  1. A divisão em que vai colocar o sofá e a função do móvel


Pensar na divisão em que o sofá vai ficar e na função que vai desempenhar ajuda-nos a definir o modelo de sofá mais adequado para a nossa casa.


Por exemplo, se o local for um escritório ou um quarto de hóspedes, o modelo mais indicado será um sofá de 2 ou 3 lugares, de linhas simples e direitas e, de preferência, um sofá cama.


5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá

Se o sofá a comprar for para a sala são várias as opções, devendo aqui ter em conta também os hábitos e o estilo de vida dos utilizadores: se o sofá é principalmente para relaxar e ver TV o mais aconselhado é um sofá muito confortável, com assento macio, encosto inclinado e com chaise-longue ou relax; mas se costuma receber muitas visitas na sala de estar, a escolha deve recair num sofá mais tradicional, com o encosto mais direito e o assento mais firme e não muito profundo, para facilitar no ato de sentar e levantar.


5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá | Moviflor

 

 

  1. Tamanho do sofá a comprar


Para definir o tamanho do sofá a comprar terá que ter em conta vários aspetos: o tamanho da divisão, o espaço destinado ao sofá considerando o restante mobiliário e, muito importante, o tamanho dos acessos à casa (portas, corredores e, se for caso disso, elevador).


5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá | Moviflor

Para conseguir visualizar melhor o espaço onde vai colocar o sofá meça com a fita métrica e coloque folhas de jornal no chão, no local onde é suposto o sofá ficar. Lembre-se de deixar cerca de 60cm ao redor do sofá para permitir uma fácil circulação e, se os assentos forem deslizantes, ou se o sofá tiver relax, tenha em conta também essa medida extra.


Uma dica de decoração: se a divisão em que vai colocar o sofá for ampla, um modelo com estrutura robusta é indicado, mas se pelo contrário a área for pequena, comprar um sofá com pés aparentes é uma boa opção, pois estes conferem sensação de prolongamento e amplitude.


5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá | Moviflor

 

 

  1.   Revestimento e espuma do sofá


O revestimento e a espuma são aspetos importantes a ter em contana altura de comprar um sofá.


No caso da espuma deve considerar a frequência do uso do sofá e o peso dos seus utilizadores mais habituais, para aferir se precisa de um sofá com espuma mais firme ou não.


5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá | Moviflor

Quanto à escolha do revestimento do sofá, é fundamental não pensar só na questão decorativa e estética, mas também na questão do conforto e da prática, dando preferência a materiais que sejam de limpeza e manutenção mais fáceis, principalmente se tiver crianças e animais de estimação em casa.

 


  1. Que cor escolher para o sofá?


O tamanho da divisão, as cores predominantes no ambiente e a usabilidade do sofá a comprar devem ser considerados na altura de escolher a sua cor.


Em ambientes com áreas menores, deve escolher um sofá em tons neutros e claros, apostando em tons mais vivos somente nas almofadas. Já num ambiente maior poderá fazer o contrário, mas deverá ter sempre em consideração as cores envolventes. Se quiser ousar com um sofá de cor mais viva ou estampado, ele deve ser o primeiro móvel da divisão, para depois escolher os restantes móveis e acessórios em função dele.

5 aspetos a ter em conta quando for comprar um sofá | Moviflor

Atente-se num pormenor: se tiver crianças em casa, um sofá muito claro poderá não ser a melhor escolha, e se tiver animais de estimação um muito escuro e em tecido, também não, pois notar-se-ão facilmente os pelos do seu fiel amigo.

 


  1. Defina o orçamento e pesquise por sofás online


Depois de definir todos os pontos anteriores e com um orçamento em mente é hora de pesquisar por sofás, e a melhor forma de o fazer é online. Poderácomparar modelos, características, medidas e preços online de uma forma fácil e cómoda.

 

 

Dicas para comprar um sofá online


Encontrou o sofá com as características que queria numa loja online? Não sabe muito bem como proceder? Damos algumas dicas para ter em conta quando comprar um sofá online:


  1. Realize primeiro todos os pontos referidos anteriormente!

  2. Confira a credibilidade da loja online: veja há quanto tempo está no mercado, se possui lojas físicas, os meios de contacto existentes e se é ativa nas redes sociais

  3. Valide se o site é seguro e confiável e leia a política de privacidade e segurança da loja online

  4. Verifique as condições de compra, de entrega e a política de trocas e devolução

  5. Certifique-se de que a loja online onde quer comprar o sofá oferecediferentes e seguras formas de pagamento

  6. Leia os comentários e as avaliações dos sofás da loja online para ajudar na sua compra

 

Visite o site da Moviflor e encontre, de forma segura, uma ampla variedade de sofás, para todos os gostos, estilos e necessidades. Esperamos por si! 💚

 

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.