5 dicas para limpar tapetes felpudos e deixá-los como novos
Truques e Dicas

29 Setembro 2021

5 dicas para limpar tapetes felpudos e deixá-los como novos

5 dicas para limpar tapetes felpudos e deixá-los como novos

Os tapetes são muito importantes numa casa. Para além de serem um importante elemento decorativo, conferem aconchego, servem para delimitar espaços, ajudam no tratamento acústico ao reduzir o eco e o ruído externo e, na época outono-inverno, proporcionam um maior conforto térmico.

 

Há diversos modelos, formatos e cores de tapetes, mas o tapete felpudo, de pelo alto, tem sido tendência na decoração, especialmente no outono e no inverno. Todavia, este tipo de tapete tem uma desvantagem: é mais propício a acumular sujidades e humidade entre os pelos e, por isso, muitas são as dúvidas que existem sobre como limpar tapetes felpudos. Não se preocupe: a Moviflor dá uma ajuda. Espreite as nossas dicas!

 


Limpeza frequente do tapete felpudo


Aspiração de tapete

Fonte: Freepik


Para que estejam sempre bonitos e higienizados, é importante que os tapetes sejam limpos com frequência. Essa manutenção rotineira dos tapetes felpudos deve ser feita pelo menos 1 vez por semana com a ajuda de um bom aspirador de pó. Passe o aspirador com o bocal de cerdas macias em todos os sentidos da superfície do tapete para garantir que retira todas as sujidades que ficam entranhadas nos pelos. Para além disso, durante a limpeza semanal da casa retire o tapete e deixe-o ao ar livre por algumas horas, de modo a que as fibras sejam arejadas.

 


Limpeza a seco do tapete felpudo com bicarbonato de sódio


Fonte: Freepik


Para fazer uma limpeza a seco caseira ao tapete de pelo alto faça uma mistura com partes iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio e depois polvilhe uniformemente por todo o tapete. Deixe atuar por cerca de 30 minutos e depois passe o aspirador por toda a extensão do tapete.


Esta mistura ajuda a absorver a sujidade impregnada nas fibras do tapete e ainda neutraliza maus odores.

 


Limpar o tapete felpudo com vinagre


Fonte: Freepik


Devido às suas propriedades, o vinagre elimina os micro-organismos que se desenvolvem nas fibras do tapete, elimina odores desagradáveis, em especial o da urina dos animais de estimação, e ainda ajuda a reavivar as cores das fibras do tapete.


Para fazer uma limpeza profunda ao tapete, ou para remover pequenas manchas, prepare uma solução desinfetante juntando 500ml de água, 250ml de vinagre branco, 2 colheres de sopa de sabão líquido e 2 colheres de sopa de álcool. Coloque a mistura num borrifador e espalhe por todo o tapete sem encharcar. Esfregue bem com uma escova macia, sempre no sentido dos fios. No fim, abra as janelas para ajudar a secar.


 

Remover manchas de tapetes felpudos?


Fonte: Freepik


Felizmente há formas de retirar manchas do tapete sem ser necessário lavá-lo por completo. Se a mancha for fresca, a primeira coisa que deve fazer é absorver a maior quantidade de líquido possível, com um papel absorvente ou esponja.

 

De seguida faça uma mistura de ¼ de chávena de sabão líquido neutro para 1L de água (também pode colocar um pouco de vinagre para retirar maus odores, se for o caso), envolvendo vigorosamente (dica: use uma batedeira para criar espuma, esta facilitará a penetração do produto nas fibras do tapete felpudo de forma homogénea).

 

Posteriormente esfregue de forma suave com uma escova macia em movimentos circulares. Após remover a mancha limpe com um pano ligeiramente húmido, e depois use o secador de cabelo para secar bem.

 


Como conservar o tapete de pelo alto?


Fonte: Freepik


Para além da correta limpeza do tapete felpudo, há outros cuidados que devemos ter de modo a conservá-lo e a mantê-lo com um aspeto novo por mais tempo:


  • Cerca de 2 vezes por ano rodar o tapete, mudando-o de posição, para que o seu desgaste seja uniforme.

  • Evitar expor o tapete diretamente aos raios solares, mantendo as cores vivas por mais tempo.

  • Se é seu costume trocar de tapete quando mudam as estações do ano, nunca dobre o tapete para o guardar. O melhor procedimento é enrolar o tapete, para que não fique com vincos.

  • Use uma tela antiderrapante sob o tapete. Para além de evitar escorregamentos, se a tela for de látex ajuda a proteger o tapete da humidade.

  • Procure não colocar objetos pesados sobre o tapete para que a sua estrutura não seja danificada nem fiquem marcas permanentes.

 

Tenha em conta as nossas dicas para limpar os tapetes mais felpudos, garantindo a sua correta higienização. Desta forma evita alergias e problemas respiratórios e promove o bem-estar de toda a família. 💚

Autor

Melany Margarido Ferreira

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas rápidas, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.