8 dicas Moviflor para usar espelhos na decoração
Decoração

21 Dezembro 2021

8 dicas Moviflor para usar espelhos na decoração

8 dicas Moviflor para usar espelhos na decoração


O espelho é daqueles objetos de decoração que reúne consenso e que existe em qualquer casa. É facilmente enquadrável em várias divisões e combina com vários estilos decorativos e cores.


De facto, os espelhos são excelentes aliados na decoração e isso deve-se a 4 razões:

  • Conferem sensação de maior amplitude e profundidade aos espaços

  • Aumentam e melhoram a iluminação do ambiente

  • Ajudam a criar pontos de interesse e de focagem

  • Embelezam a decoração

 


Espelho, espelho meu, onde te poderei colocar eu?


Apesar da sua utilidade no dia-a-dia, ainda persistem muitas dúvidas sobre como usar o espelho na decoração e é por isso que vimos trazer algumas dicas para servir de orientação na altura de decorar a casa com espelhos. Vejamos:

 


  1. Altura do espelho


Espelho à altura dos olhos

Ao contrário dos quadros, os espelhos devem ser colocados à altura dos olhos para que possamos ver os seus reflexos, de modo a conferir efeito de amplitude e profundidade.

 


  1. Formato e orientação do espelho


Espelho retangular na vertical

Fonte: Freepik


Existem diferentes formatos de espelho, sendo que os principais são os espelhos retangulares, os espelhos redondos, e os espelhos ovais. Os espelhos retangulares podem ser usados na vertical ou na horizontal. Na vertical refletem o corpo inteiro e devem ser indicados para ambientes com pé-direito alto, já a posição horizontal do espelho ajuda a dar a sensação de profundidade em espaços mais pequenos. Os espelhos redondos, ovais ou com outras formassão excelentes itens decorativos para qualquer espaço, servindo de ponto de interesse.

 


  1. Moderação no uso de espelhos


O uso de espelhos na decoração deve ser feito de forma comedida e sem exageros, na medida em que este objeto tem o efeito de duplicar tudo o que existe na divisão. É por isso que em ambientes com muitos pontos de iluminação, muito coloridos e com muitos objetos decorativos não devemos usar espelhos ou devem ter um tamanho reduzido. Devem também estar próximos a locais com cores neutras.

 


  1. Use espelhos para ampliar ambientes


Espelho Grande

Fonte: Freepik


Como já foi referido, o espelho tem a capacidade de conferir sensação de profundidade e amplitude, pelo que é um item milagroso na decoração, e é por isso que o espelho é muito usado em divisões pequenas como halls de entrada, casas de banho ou corredores. Em divisões pequenas opte por um modelo de grandes dimensões, que ocupe grande parte da parede, é uma tática muito eficaz! Um espelho grandetem a capacidade de fazer uma sala pequena parecer maior. Caso não tenha muito espaço, pode optar por usar espelhos nas portas de armários e roupeiros.

 


  1. Espelho no hall de entrada


Espelho no hall de entrada

Fonte: Freepik


Usar o espelho no hall de entradaé uma solução ganhadora, pois para além de ter um efeito decorativo, é providencial para um retoque final no visual antes de sair de casa!

 


  1. Espelho no corredor


Espelho no corredpr

Fonte: Freepik


Os corredores são divisões pequenas, estreitas e com pouca luz, pelo que o espelho nesta divisão é uma ferramenta muito útil: confere profundidade ao espaço e é um objeto decorativo para ocupar paredes vazias.

 


  1. Espelhos com ou sem moldura


Espelho com moldura

Espelhos sem moldura deixam os ambientes mais modernos e minimalistas e são ideais par ambientes que possuem muitos elementos decorativos. Já os espelhos com moldura, o estilo desta deve estar integrado com o estilo da divisão. Molduras mais rebuscadas, em madeira ou ferro adequam-se a estilos clássicos e rústicos, mas também num estilo minimalista se queremos dar destaque ao espelho num ambiente mais neutro. Os espelhos com moldura podem ser pendurados sobre um aparador ou consola, podem estar apoiados numa prateleira ou no chão, encostados à parede, ou ainda podem fazer parte de uma composição com vários espelhos diferentes.

 

 

  1. Disfarçar imperfeições ou evidenciar pontos de interesse com espelhos


Se pretende disfarçar uma imperfeição na divisão ou esconder algo que não quer que esteja à vista, como uma viga ou uma coluna, o espelho pode ser uma excelente solução se usado nesses locais. Tenha também em consideração o lado oposto do espelho, que está refletido, e que será realçado por ele. Se for algo que não pretende realçar, não deve estar em frente ao espelho. Este objeto decorativo também tem o efeito de criar pontos focais, pelo que pode utilizar o espelho para enfatizar a exposição de pontos do seu interesse.

 


Como viu, os espelhos são perfeitos para aplicar efeitos e características diferenciadas a qualquer tipo de decoração. Só precisa seguir algumas regras básicas e usar a sua criatividade para fazer o resto. Aplique o seu estilo na decoração com espelhos💚

 



Autor

Melany Margarido Ferreira

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas rápidas, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.