Como escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto
Truques e Dicas

07 Outubro 2021

Como escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto

Como escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto


A cabeceira de cama faz a diferença em qualquer decoração de quarto e é uma das peças de mobiliário que mais se tem usado nos últimos anos para conferir conforto e personalidade ao ambiente dos quartos, principalmente dos quartos de casal.

 

Existem cabeceiras de cama de diferentes modelos, com diferentes acabamentos e materiais, de diversos tamanhos e nas mais variadas cores, pelo que podemos sentir-nos desorientados com tanta diversidade. A Moviflor reuniu neste artigo alguns aspetos que deve ter em conta na altura de escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto.

 


  1. O estilo de decoração do quarto


Antes de começar a procurar pela cabeceira de cama ideal para o seu quarto, é importante definir qual o tipo de decoração que pretende para essa divisão, tendo em conta os seus gostos e o seu estilo de vida. Do minimalista ao moderno, cada estilo de decoração tem as suas peculiaridades, e escolhê-lo logo à partida dá-nos um fio condutor, que nos ajuda nas escolhas a fazer.


Cabeceira de Cama em Madeira

Ao definir o estilo de decoração reduzirá as suas escolhas no que diz respeito ao formato, ao tipo de acabamento e material e à cor da cabeceira de cama. Por exemplo, um quarto em estilo rústico pede cabeceiras de cama em madeira ou em ferro, um quarto moderno cabeceiras de cama de linhas direitas e de cor preta, azul-escuro ou cinza, enquanto um quarto de estilo romântico pede cabeceiras de cama estofadas a tecido, com tonalidades neutras e pastéis.

 


  1. A cor da cabeceira de cama


Um dos fatores que devemos ter em conta na escolha da cabeceira de cama é a sua cor. Devemos verificar quais as cores de cabeceira de cama que combinam com os restantes elementos e com o estilo decorativo do quarto, indo também ao encontro dos nossos gostos, obviamente. Isso ajudará a limitar ainda mais as várias opções existentes no mercado. para chegarmos ao pretendido.

 


  1. Acabamento e material da cabeceira de cama


O material e o acabamento da cabeceira de cama influencia não só a decoração do quarto, como também o conforto do mesmo. Cada um deles tem vantagens e desvantagens que vale a pena colocar no prato da balança na hora de decidir.


Cabeceira de cama estofada em PU

Uma cabeceira de cama estofada é muito mais confortável e proporciona um melhor tratamento acústico ao quarto, no entanto também convém ter em consideração o material do revestimento:


  • cabeceiras de cama revestidas a tecido, agradáveis ao toque como o veludo ou a camurça, conferem maior conforto e aconchego mas acumulam mais pó, não sendo indicadas a quem sofre de problemas respiratórios;



Cabeceiras de cama em madeira são mais versáteis em termos decorativos, são fáceis de limpar, mais acolhedoras, mas não são tão confortáveis, principalmente para quem tem o hábito de ler na cama, embora esta seja uma situação fácil de contornar ao usar muitas almofadas

 


  1. Formato e modelo da cabeceira de cama


No mercado existem cabeceiras de cama de muitos e variados formatos e modelos: as cabeceiras de cama de linhas retas, de formato mais arredondado, com capitonê, lisas, com relevo, entre outras. O formato e o modelo da cabeceira de cama também devem ser tidos em conta na altura de escolher a que melhor se adequa ao ambiente do seu quarto. Tenha isso em atenção.



  1. Funcionalidade e utilidade da cabeceira de cama


A cabeceira de cama vai muito para além de da decoração, podendo ter outras funções. É muito versátil e também pode servir de encosto, de apoio, ou de espaço de arrumação. Uma cabeceira de cama com prateleira e/ou mesas-de-cabeceira acopladas, por exemplo, auxilia na organização do quarto e poderá conferir sensação de amplitude se essas mesas forem suspensas.


Cabeceira de Cama com Mesas de cabeceira



  1. A dimensão da cabeceira de cama


Este é daqueles pormenores que não pode esquecer. Para além de ter que ser de tamanho adequado à própria cama ou sommier, a cabeceira de cama também deve estar em harmonia com o tamanho do quarto.


A cabeceira de cama nunca deve ser menor que a estrutura da cama. Quando o quarto tem um tamanho médio/proporcional, a cabeceira de cama deve ter cerca de 10 a 12 cm a mais para cada lado da cama e uma altura de 60 a 70 cm acima do colchão. No entanto, este princípio é diferente se o tamanho e a configuração do quarto não forem proporcionais:

Como enquadrar Cabeceira de Cama

Se o quarto for estreito, o que pretendemos é proporcionar maior amplitude, contudo se o quarto tiver um pé direito baixo, o objetivo será conferir uma sensação de alongamento até ao teto. É por isso que para estas duas situações devemos escolher cabeceiras de cama de tamanho adaptado, tal como sugerido na imagem acima.



Como viu, existem cabeceiras de cama para todos os gostos, bolsos e necessidades. Depois destas dicas, deve refletir sobre qual a melhor cabeceira de cama para se encaixar e valorizar a decoração do seu quarto, de modo a torná-lo mais acolhedor, confortável e ao seu estilo. 💚

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.