Como limpar o colchão e remover odores de forma fácil
Truques e Dicas

12 Outubro 2020

Como limpar o colchão e remover odores de forma fácil

Como limpar o colchão e remover odores de forma fácil


Sabe quando foi a última vez que fez uma boa e profunda limpeza ao colchão? Pois é: se calhar limpa mais vezes o sofá da sala do que o colchão, que é onde passa um terço da sua vida! Mas para manter o colchão saudável e fresco por mais tempo, ele deve ser limpo regularmente.


O problema é que a maior parte das pessoas não sabe como limpar o colchão. Mas fique a saber: limpar o colchão é fácil e é possível fazê-lo com ferramentas e ingredientes básicos de limpeza. Eis os passos que deve seguir para uma limpeza completa do colchão:

 


  1. Reúna o material necessário para limpar o colchão


Para proceder à limpeza do colchão deve munir-se das ferramentas e dos produtos adequados para o efeito, nomeadamente:


  • Aspirador, acessório de estofos e o bocal mais longo (Antes de limpar, certifique-se de que os bocais estão completamente limpos)
  • Panos de limpeza
  • Coador ou peneira de cozinha
  • Uma taça
  • Colheres/copos de medição
  • Bicarbonato de sódio
  • Frasco com borrifador
  • Escova de dentes velha
  • Peróxido de hidrogénio a 3% ou então água oxigenada
  • Água
  • Sal
  • Óleo essencial da sua preferência
  • Detergente líquido
  • Detergente em pó branco para roupa



  1. Retire toda a roupa de cama que cobre o colchão


Para limpar o colchão, a primeira coisa a fazer é remover todos os têxteis de cama que estão sobre ele. Isso inclui: almofadas, lençóis, colchas, edredões, capas de edredões, protetores de colchão e até peluches, se for o caso.






Aproveite para os colocar a lavar na máquina, enquanto se dedica a cuidar do colchão. Use a configuração mais quente permitida nas etiquetas desses têxteis para eliminar os ácaros que possam haver.

 


  1. Aspire o colchão minuciosamente


Qualquer tipo de colchão acumula pó, ácaros, bolor, partículas de pele e fluidos corporais e orgânicos, seja ele um colchão de molas, de espuma, viscoelástico ou de molas ensacadas. Por isso, o primeiro passo para limpar o colchão é aspirar.






Coloque o acessório de limpeza de estofos no tubo do seu aspirador e passe minuciosamente por toda a superfície do colchão, na parte superior e nas laterais, sem pressionar em demasia para não reduzir a sucção do aspirador. Certifique-se de aspirar também nas ranhuras junto às bordas e costuras auxiliando-se, neste caso, do bocal mais longo do aspirador.

 


  1. Desodorize o colchão com bicarbonato de sódio


Para remover odores e humidade do colchão polvilhe uma camada de bicarbonato de sódio sobre a superfície do colchão de modo uniforme. Use um coador/peneira de cozinha para auxiliar nessa tarefa.



Bicarbonato de Sódio no colchão



Deixe atuar durante algum tempo, se possível durante 24 horas (quanto mais melhor!), de preferência com a janela aberta, de modo a entrar a luz do sol e o ar puro.


Por fim, volte a aspirar o colchão, de forma minuciosa, para retirar o bicarbonato.


Se pretender obter um odor agradável no colchão e no quarto pode misturar algumas gotas do óleo essencial da sua preferência ao bicarbonato de sódio, antes de o espalhar.

 


  1. Vire o colchão


Após o passo anterior, vire o colchão e repita as etapas 1 a 4 para que ambos os lados fiquem limpos e frescos. Aproveite para aspirar também a cabeceira da cama e o estrado.






Diz o senso comum que se deve virar o colchão a cada 3 meses para que não deforme. Mas essa regra não se aplica a todos os tipos de colchão. Se for o caso do seu, volte a colocá-lo na posição inicial de todo este processo, podendo apenas rodá-lo a 180º, ou seja: o lado dos pés para a cabeceira da cama.

 



  1. Retire possíveis manchas do colchão


Sempre que houver uma mancha esta deve ser tratada imediatamente, para evitar que penetre em demasia no colchão. No entanto, há sempre manchas que perduram ou surgem, como as de suor, por exemplo. Se é esse o caso terá que proceder a este passo, caso contrário, a operação de limpeza regular ao seu colchão acaba no ponto anterior.


Qualquer que seja a origem da mancha há uma regra que deve reter: nunca encharque o colchão ou aplique muita água ou uma solução de limpeza diretamente sobre ele, nem use o aspirador a vapor. Os colchões não são feitos para serem molhados e podem formar mofo por dentro, especialmente naqueles que possuem espuma.






Para cada tipo de nódoa, deve proceder em conformidade. Aqui tem alguns truques com produtos caseiros que poderão facilitar-lhe a vida na limpeza de nódoas no colchão:

 

Espuma de limpeza caseira para limpar o colchão (manchas indiferenciadas) – numa taça, misture 2 colheres de sopa de detergente em pó branco (sem cristais azuis nem lixívia) com uma colher de sopa de água, para criar uma espuma seca. Espalhe essa espuma diretamente na mancha do colchão com um pano ou uma escova de dentes velha. Aguarde cerca de 10 minutos, raspando no fim com uma colher. Limpe com um pano levemente embebido em água, sem encharcar, de modo a remover quaisquer resíduos e, por fim, deixe secar o colchão.

 

Receita para limpar manchas de urina do colchão – Misture numa taça 3 colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio com cerca de 240ml de água oxigenada e um pouquinho de detergente líquido. Use um pano para ir esfregando essa mistura na mancha do colchão, sem a deixar encharcada, usando sempre um local novo do pano para esfregar zonas diferentes da nódoa. Passe um pano limpo e seco para retirar a humidade e depois deixe secar ao ar livre.

 

Receita para remover manchas de suor do colchão – use um frasco apropriado e borrife levemente a área manchada com água oxigenada, até que fique ligeiramente húmida na superfície do colchão, mas não encharcada. Deixe secar ao ar e a mancha irá desaparecendo à medida que seca.

 

Receita para retirar manchas de sangue do colchão – combine cerca de 60ml de peróxido de hidrogénio ou de água oxigenada com uma colher de sopa de detergente líquido e uma colher de sopa de sal fino. Espalhe essa mistura na mancha de sangue do colchão e aguarde cerca de 15 minutos. Raspe depois com uma colher e use um pano limpo embebido suavemente em água oxigenada para remover qualquer resíduo que tenha ficado. Deixe a área secar ao ar.

 


Em qualquer um dos casos, lembre-se: depois que o colchão estiver limpo, deixe-o sempre arejar por um tempo, para que qualquer líquido que tenha ficado no colchão possa secar

 

Dicas para manter o colchão limpo por mais tempo


Dormir num bom colchão dá-nos anos de vida e de saúde. Mas é preciso limpá-lo, protegê-lo e acautelar que ele dura muitos anos, para garantir que o investimento, de facto, compensa.






Limpar o colchão prolongará, sem dúvida, a sua vida útil, mas tudo tem um fim e os colchões também têm prazo de validade. Depois de cerca de oito a dez anos, considere investir num novo colchão. Na Moviflor encontra colchões de diferentes componentes (molas, espuma, visco, molas ensacadas) e de diferentes marcas de qualidade, como os colchões Molaflex, por exemplo.


Subscreva a nossa newsletter para receber mais dicas como esta e também promoções em primeira mão. 💚

 


Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.