Cor de Novembro na Moviflor: saiba como usar o preto na decoração
Cor do Mês

05 Novembro 2022

Cor de Novembro na Moviflor: saiba como usar o preto na decoração

Cor de Novembro na Moviflor: saiba como usar o preto na decoração


Novembro é mês de Black Friday na Moviflor. É por isso que, neste mês de novembro, destacamos o preto como cor do mês. Vamos tentar desfazer alguns mitos e perceber um pouco mais sobre o uso do preto na decoração.

 


Qual o significado do preto?


Na nossa cultura e tradição o preto é a cor do luto e está normalmente associado à tristeza. No entanto, o preto é também uma cor forte, que transmite sobriedade, elegância e modernidade e que confere personalidade a qualquer ambiente.


  Significado do preto na decoração



Um ambiente pode ter cor preta como predominante?


Por ser uma cor neutra mas ao mesmo tempo forte, o preto não deve ser usado como cor predominante num ambiente, sob pena de este se tornar muito escuro e pesado. O segredo é harmonizar e equilibrar com outras cores, nem que seja o branco.


Decoração preta e branca


 

Posso pintar paredes de preto?


De facto, não é muito comum ter paredes pintadas de preto, ou forradas com papel de parede nesse tom, mas saiba que é uma opção muito ousada e com muita personalidade. O ideal é pintar apenas uma das paredes de preto, e sempre num ambiente com muita luz natural e vários pontos de luz artificial. Paredes pretas podem ser usadas para ampliar ou reduzir os ambientes e, uma parede preta tem ainda a vantagem de ser um ótimo fundo para valorizar móveis, quadros, esculturas ou fotografias (desde que não escuros) e ainda arquitetura.



Parede preta na decoração


 

E o teto pintado de preto, não diminui o ambiente?


Depende do tamanho da divisão, da sua luminosidade e das restantes cores do ambiente. Pintar o teto de preto é uma ótima solução para divisões com pé-direito alto, em que o objetivo é transmitir a sensação de que o ambiente é mais baixo, e além disso a decoração fica muito moderna e ousada. O preto é a cor número um para quem deseja esconder sujidades e pequenas imperfeições, tanto no teto como nas paredes, por isso é uma ótima opção para divisões com tetos inacabados ou com instalações aparentes.


Escritório com teto preto


  

É fácil combinar preto com outras cores?


Sim pois o preto tem o poder de contrastar e potencializar as outras cores, pelo que é uma das tonalidades perfeitas para harmonizar com outros tons e dar-lhes protagonismo.


Quarto preto e amarelo, com parede preta


 

Com que cores combina o preto?


O melhor de tudo é que o preto combina com qualquer cor: decorações em preto e amarelo, preto com vermelho, preto com verde, preto com azul, preto com rosa, preto com prata, preto com dourado ou preto e branco. São combinações infinitas. Experimente, sobretudo, combiná-lo com cores alegres e claras e terá um contraste rico na sua decoração.


Quarto gamer preto, vermelho e azul


 

Uma decoração preta e branca não fica muito monótona?


A combinação de preto com branco na decoração é um clássico que nunca sai de moda. Uma cor complementa a outra, resultando num ambiente sóbrio e elegante, É uma solução perfeita para casas de banho ou cozinhas. No entanto, para que a decoração não se torne monótona, deve criar contrastes, enriquecendo o ambiente com apontamentos em outras cores, de preferência mais vibrantes. A base em preto e branco dará protagonismo às outras cores.



Decoração branca e prata, com tapete amarelo


 

Como usar o preto na decoração dos espaços?


Para além da solução do teto ou da parede preta, usar móveis pretos na sala, no quarto ou em qualquer outra divisão é uma ótima forma de incluir esta cor na decoração. Um sofá preto, ou uma cama, são sempre bem-vindos, mas também pode ser um aparador preto, um móvel de TV, uma cómoda ou as cadeiras estofadas a preto. Mas se não quiser uma mobília preta, pode sempre optar pelos tecidos pretos na decoração, como em cortinados ou almofadas decorativas, ou então pelos tapetes pretos e ainda objetos decorativos, como um vaso preto para decoração, por exemplo.


 

vaso preto na decoração


Móveis pretos na sala


Um quarto com decoração em preto, não fica pesado?


Desde que consiga harmonizar com outras cores, não! Até mesmo quartos infantis podem conter apontamentos em preto, desde que bem equilibrados com cores mais claras e alegres. Um quarto jovem tem muito a ganhar quando se inclui esta cor, especialmente se for um quarto gamer.

 

quarto gamer com decoração preta


 

Posso usar o preto na cozinha?


O preto pode ser usado em qualquer projeto de cozinha, seja uma cozinha moderna ou mais rústica. Somente deve ter atenção para não sobrecarregar o ambiente com esta cor, pois a cozinha deve ser um espaço clean e claro, que transpareça limpeza. É por isso que pode optar por um tampo de cozinha preto ou uma até parede preta. Utensílios, objetos decorativos ou cadeiras pretas são também formas de usar esta cor na cozinha.


cozinha branca com tampo preto


Se gosta ou quer usar a cor preta na decoração, não tenha medo de utilizá-la. Permita-se ousar, sempre com equilíbrio, e terá um resultado diferenciado, moderno e muito elegante. Se tiver receio de usar o preto na decoração, prefira apostar em apontamentos e objetos menores.

 

Autor

Melany Margarido Ferrreira

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.