Dicas para decorar a sala de jantar junto à sala de estar
Mobiliário

26 Julho 2022

Dicas para decorar a sala de jantar junto à sala de estar

Dicas para decorar a sala de jantar junto à sala de estar



Na maioria das casas a zona de refeições ou sala de jantar partilha o mesmo espaço que a sala de estar, e às vezes até com a cozinha também. Esta grande divisão merece uma planificação detalhada e cuidadosa, para que os dois ambientes estejam em harmonia e para que ambos sejam agradáveis e acolhedores.

 

Quando se trata de mobilar a sala de jantar, há um grande leque de possibilidades. Há móveis de vários estilos e a preços ajustados a todos os bolsos. Trazemos algumas ideias para obter salas de jantar dignas de qualquer revista, mas lembre-se: a imaginação e a criatividade serão sempre suas aliadas.

 


Salas de jantar de todos os estilos


Quando o espaço é amplo e não constitui um problema, os dois ambientes podem apresentar estilos diferentes. Mas, pelo contrário, se a divisão for de tamanho mais reduzido, convém decorar os dois espaços com móveis dentro do mesmo estilo, e usar uma palete de cores com um fio condutor, desde as peças maiores até ao mais pequeno detalhe.

 

Sala de jantar moviflor

Lembre-se que as cadeiras de sala e as mesas de jantar são as peças centrais da sala de jantar sendo, por isso, o ponto de partida para qualquer composição. Por serem móveis com muita utilização, é recomendável que sejam eleitas peças de qualidade e de estrutura robusta.

 


Mesas de jantar com tampo de vidro


Se procura uma sala de jantar elegante e requintada, uma mesa com tampo de vidro é uma ótima opção. Para além do design, este tipo de mesa contribui para melhorar a iluminação, aligeirando o visual da divisão, e para dar uma sensação de maior amplitude, o que é sempre bom, especialmente se a divisão for de tamanho reduzido.

 

Mesa de jantar com tampo de vidro Moviflor

 


Mesas de jantar extensíveis


Em divisões com pouco espaço, onde a sala de jantar é pequena, é conveniente optar por móveis de linhas direitas e formas simples. Neste tipo de situações as mesas extensíveis são sempre boas aliadas, por permitem ampliar a capacidade de lugares à mesa sempre que necessário, não comprometendo o espaço no dia-a-dia.

 

  Mesa de jantar extensível moviflor



Móveis auxiliares


Se a mesa de jantar é o centro da decoração do espaço, os móveis auxiliares dão a oportunidade de personalizar a composição, adaptando-se às necessidades de cada um e aumentando a capacidade de armazenamento e arrumação. Os aparadores são os móveis perfeitos para esta finalidade, e podem também servir de móvel separador de ambiente, da sala de jantar com a sala de estar.

 


Acrescentar um aparador à sala de jantar permite ter tudo o que precisamos nesta divisão sempre à mão. O aparador não tem que ser necessariamente do mesmo modelo que os restantes móveis da sala de jantar, mas deve estar em harmonia com os mesmos.

 


 

Cadeiras de sala para todos os gostos

 

O conjunto para a sala de jantar só fica completo com as cadeiras. Também aqui, vale dizer que as cadeiras de sala não precisam ser do mesmo modelo ou estilo que amesa de jantar. É possível também usar várias cadeiras diferentes na mesa, diferentes ao nível dos materiais, acabamentos, designs e cores, de modo a criar composições originais, pois estas misturas criam ambientes de grande riqueza visual.

 

 



Iluminação da sala de jantar


A sala de jantar deve ter uma boa iluminação. Uma suspensão de teto centrada sobre a mesa de jantar fica sempre bem, assim como uns focos ou downlights de encastrar no teto. Se for uma mesa comprida, pode inclusivamente usar dois candeeiros de teto, de modo a que a luz banhe toda a mesa. Seja qual for a escolha, o importante é que a luz seja clara, que não encadeie e nem produza sombras sobre as pessoas ou os seus pratos. Aposte igualmente em algum tipo de iluminação lateral, mais difusa, que crie um ambiente mais intimista na sala de jantar. Basta usar apliques de paredecandeeiros de pé ou candeeiros de mesa.


Iluminação da sala de jantar



A decoração da sala de jantar


Existem apontamentos de decoração que podem beneficiar o cantinho dedicado à sala de jantar:

 


Espelho na sala de jantar


Se a divisão for pequena, ter um espelho na sala de jantar vai proporcionar uma sensação de maior amplitude.

 



Tapete da sala de jantar


O tapete na sala de jantar é sempre bem-vindo para tornar o espaço mais acolhedor, para além de que ajuda a diferenciar os dois ambientes: sala de jantar e sala de estar. Os tapetes destes dois espaços não têm que ser necessariamente iguais, embora devam estar em harmonia.

 

Tapete na sala de jantar



Apontamentos decorativos da sala de jantar


Quadros e porta-retratos também podem ter lugar nas paredes da sala de jantar, conferindo-lhe mais personalidade. Acrescentar flores e plantas naturais traz leveza, cor e vitalidade ao ambiente. Um centro de mesa original é também uma boa aposta.

 

decoração da sala de jantar

 

Espreite a nossa secção de móveis para salas de jantar e encontre o seu estilo na Moviflor! 💚

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.