Dicas práticas para manter a casa quente no inverno
Truques e Dicas

11 Dezembro 2020

Dicas práticas para manter a casa quente no inverno

Dicas práticas para manter a casa quente no inverno

Estamos a 10 dias do início oficial do Inverno. Mas o frio, esse, já chegou há algum tempo! O que é facto é que, na generalidade do nosso país, o inverno não é muito rigoroso mas a maioria das casas não está preparada para a estação mais fria do ano e isso, para além de trazer desconforto, pode prejudicar a saúde e também a carteira, devido ao acréscimo de gastos de energia para aquecer a casa.

 

Neste artigo do Blog Moviflor damos-lhe algumas dicas para manter a casa mais quente no inverno. Nunca é demais lembrar que, para se conseguir isso, o essencial é garantir o equilíbrio entre as perdas e os ganhos de calor e assegurar que se aproveita ao máximo a energia que emana do sistema de aquecimento usado, seja ele qual for.

 


AQUECIMENTO E ISOLAMENTO


Antes de mais, deve escolher o sistema de aquecimento da casa. Há várias opções disponíveis no mercado, desde lareiras, recuperadores de calor, salamandras, caldeiras, ar condicionado, termoventiladores, emissores de calor, radiadores ou o piso radiante, sendo que também pode escolher a melhor fonte de energia para manter a casa quente no inverno: lenha, pellets, eletricidade ou solar.


Salamandra a pellets Espirit | Moviflor

 

Para além disso, é imperioso que promova um bom isolamento térmico da habitação, caso contrário todo o calor produzido pela fonte de calor que escolher será ineficaz:



Isole o telhado e as paredes para manter a casa quente


Grande parte das perdas de calor dão-se pelo telhado da habitação, pelo que é conveniente usar algum tipo de isolamento na placa, como a lã de rocha por exemplo. Depois temos as paredes, que são também condutoras, tanto do calor para o exterior, como do frio para o interior e, deste modo, é importante optar por alguma solução de isolamento que garanta o equilíbrio térmico e mantenha a casa quente.


manter a casa quente com isolamento do telhado 

Uma forma fácil de ajudar a reter o calor é mudar a disposição dos móveis e preencher as paredes que dão para o exterior durante o inverno: pode fazê-lo, por exemplo, com estantes, prateleiras, aparadores, consolas e quadros, mas evitando usar o sofá ou a cama, por serem móveis nos quais estamos.


Estante de Sala Obi | Moviflor 


Janelas e Portas isoladas


Por fim temos as janelas e as portas que, como é óbvio, desempenham um papel fulcral nestas transmissões de calor e de frio. Para manter a casa quente, prefira sempre caixilharias robustas, e vidros duplos no caso das janelas. Se notar que se escapa ou entra algum ar entre as junções dos caixilhos utilize fita para calafetar,atrás das portas pode usar rolos/chouriços para tapar a corrente de ar que possa entrar por baixo das mesmas, até os pode fazer facilmente com restos de tecido e areia.

 

Um bom truque para isolar os vidros das janelas, principalmente de divisões menos usadas ou de janelas/vitrais que não possuam estores no exterior, é aplicar uma folha de plástico-bolha nos vidros, no interior da casa.

 



DICAS PARA MANTER A CASA QUENTE NO INVERNO

 

Apesar do que já foi referido anteriormente, há sempre formas simples, práticas e baratas para ajudar a manter a casa quente no inverno, tornando-a mais confortável para toda a família. Vamos ver algumas dicas:

 

Use e abuse de tapetes


Tapete Naia | Moviflor

Uma parte do calor de uma casa é também perdida pelo chão, principalmente se este for de cerâmica. Aqui, o truque para ajudar a manter a casa quente é usar e abusar de tapetes e carpetes. Para além de isolarem a divisão, preenchem e decoram o espaço, conferindo maior aconchego e conforto ao ambiente.



O sol é gratuito: aproveite-o!


Quarto Square | Moviflor


Outra dica passa por maximizar os ganhos de luz solar, nomeadamente, abrindo os estores ou portadas em dias de sol e durante o período do dia em que este é mais forte, de modo a que entre e mantenha a casa quente. Obviamente que, assim que o sol se põe, devemos ter o cuidado de fechar os estores para reter o calor gerado durante o dia.



Os cortinados são essenciais!             


Cortina ondulada | Moviflor

Idealmente, para manter a casa quente no inverno, devemos trocar as cortinas mais finas por umas de tecido mais pesado e opaco. Estas acabam por servir de barreira ao frio que entra pelas janelas. Durante o dia mantenha-as abertas ou, se tiver hipótese de ter uma cortina mais fina juntamente com a mais pesada, deixe apenas a mais clara corrida, de modo a deixar entrar o sol, mas manter a privacidade.

 


Opte por fazer refeições no forno


Durante o inverno, opte por fazer mais refeições no forno, pois o calor que este emana acaba por manter a cozinha e a casa quentes. Um outro truque que pode usar é: no fim, assim que desligar o forno, após o seu uso deixe a porta aberta de modo a que o calor flua. Só precisa ter atenção no caso de haver crianças ou idosos em casa.

 


Termostato bem regulado


Se o seu sistema de aquecimento permite definir a temperatura ambiente pretendida, não selecione uma temperatura superior a 20º/21ºC. Esta é considerada a temperatura ideal, pelo que ter uma temperatura superior, só fará com que o seu sistema de aquecimento trabalhe mais para manter a casa mais quente, agravando o valor da fatura no fim do mês.



Intensifique a eficácia dos radiadores


Radiador Streightex | Moviflor

Afaste todos os móveis que possam estar junto aos radiadores, de modo a que o ar quente possa circular livremente e manter a casa quente - isso inclui não colocar roupa a secar nesta fonte de calor, para não bloquear a saída de ar quente. Há um truque que pode usar para aumentar a eficácia dos radiadores, principalmente se estiverem instalados numa parede exterior: aplique uma folha de papel de alumínio na parede por trás do radiador, esta fará com que o calor que se iria perder pela parede, seja refletido de volta para a divisão.

 


Não usa? Feche!


Se houver divisões na casa que não estejam a ser utilizadas por ninguém, ou que raramente sejam usadas, mantenha-as fechadas. Deste modo evita que o calor passe para esses espaços, mantendo a casa quente onde mais necessita.

 

Cubra lareiras ou exaustores que não estejam a ser usados, principalmente em dias mais frios e de mais vento. Assim evita perdas de calor e entrada de ar frio por via dessas chaminés.

 


Liberte o vapor de água 


O vento de inverno pode ser seco em algumas regiões do país, por isso, sempre que tomar banho deixe a porta da casa de banho aberta, de modo a que o vapor de água flua pelas divisões adjacentes.

 


Têxteis-lar adequados ao inverno


Estante Sophia | Moviflor

Se tiver um sofá em tecido, fique a saber que é o revestimento perfeito para o inverno! Pelo contrário, se for em pele, aconselhamos a usar uma proteção em tecido ou uma manta, pois sofás com este revestimento são mais frios. Complemente - tanto o sofá como as camas - com almofadas de tecidos mais quentes e mantas em malha ou polares. O uso de têxteis confere aconchego e conforto, aumentando a perceção de que a casa está mais quente.

 

Fique com estas dicas da Moviflor e ponha-as em prática. Assim mantém a casa quente no inverno, para que toda a família usufrua de conforto e bem-estar, mas sempre com muito estilo! 💚

 

 

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.