Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão
Rúbrica #2

19 Março 2021

Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão

Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão

 

Hoje é dia Mundial do Sono. Este dia serve para nos fazer lembrar de como uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e para o bem-estar de todos. De facto, dormir bem influencia a qualidade de vida do ser humano, beneficiando a parte física e a emocional.


São vários os fatores que influenciam a qualidade do sono. O colchão em que dorme é um deles. O problema é que não há uma regra única para escolher o melhor colchão, até porque depende sempre dos hábitos, das necessidades e das características físicas de cada pessoa. Para facilitar, neste artigo damos-lhe algumas dicas que deverá ter em conta na altura de escolher um colchão, e que o ajudará a encontrar o colchão perfeito para si e para as suas necessidades.

 


  1. ATENÇÃO AO TAMANHO DO COLCHÃO


Considere a sua altura, a posição de dormir e a dinâmica do sono, que são muito importantes na altura de escolher o colchão. Se partilha a cama com outra pessoa, tenha igualmente em consideração essas suas características. O tamanho do colchão deve ter um excesso de cerca de 20 a 30cm relativamente à estrutura do(s) corpo(s), para que se possa esticar e mexer à vontade.

 

Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão



  1. A TRÍADE QUE IMPORTA: ESPESSURA, DENSIDADE E FIRMEZA

O colchão adequado também deve garantir uma distribuição uniforme do peso, ajustando-se à curvatura natural do corpo e sustentando, ponto por ponto, as suas diferentes partes. É por isso que deve dar importância a estes três parâmetros:


Espessura - um colchão com pouca espessura ficará com deformações mais rapidamente e não tem a estrutura adequada para proporcionar conforto, levando a dores musculares, cervicais e nas articulações. Assim, considera-se que a altura ideal é superior a 23cm.


Densidade e Firmeza – estas devem ser proporcionais ao peso da(s) pessoa(s), de modo a garantir o suporte e a estabilidade necessários e uma maior resistência contra deformações. A firmeza tem a ver com o núcleo do colchão, com o material e a tecnologia que o compõe. Assim, um colchão deve ser firme mas adaptável, pelo que uma densidade média é sempre uma boa opção.

 

Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão


  1. TIPOS DE COLCHÃO CONSOANTE O MATERIAL: QUAL ESCOLHER?


Seja qual for o tipo de material do colchão (espuma, viscoelástico, látex ou molas  bonnel e ensacadas ), irá sempre encontrar vantagens e desvantagens em cada um, pelo que deve pesquisar muito, ler e avaliar qual é aquele que melhor se adequa às suas necessidades. No quadro seguinte encontra uma síntese das vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de colchões, e que poderá ser um ponto de partida para pesquisar mais aprofundadamente a posteriori.




Neste Dia Mundial do Sono: detalhes a ter em conta para escolher um colchão


Sabia que passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir? É por isso que devemos fazer uma escolha informada e ponderada. E é óbvio que também vale a pena investir num bom colchão, mas sempre dentro do orçamento disponível para o efeito, tentando encontrar um ponto de equilíbrio.


Siga as nossas dicas e faça a escolha de colchão acertada para si e para as suas necessidades. 💚

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.