O segredo para proteger a sua coluna: escolher a melhor almofada para dormir
Rúbrica #2

16 Outubro 2021

O segredo para proteger a sua coluna: escolher a melhor almofada para dormir

O segredo para proteger a sua coluna: escolher a melhor almofada para dormir


Embora seja normalmente relegada para segundo plano, a escolha da almofada de dormir é tão ou mais importante que a escolha do colchão. A almofada para dormir não só influencia a qualidade do sono, como é fundamental para que a posição da cabeça fique alinhada com a coluna vertebral, evitando dores musculares e proporcionando um bom descanso ao corpo.

 

Neste Dia Mundial da Coluna veja quais os aspetos a que deve estar atento para escolher a melhor almofada para dormir bem e proteger a sua coluna:

  1. Posição de dormir (Este é o aspeto mais importante pois é a chave para escolher a melhor almofada para dormir. Dele dependem todos os outros aspetos)

  2. Altura da Almofada

  3. Firmeza da Almofada

  4. Material do enchimento da almofada

  5. Tipo de Almofada

 

Combinando todos estes aspetos, podemos ver respondidas algumas questões. Vejamos:

 

Qual a melhor almofada para dormir de costas?


melhor almofada para dormir de costas

A sua posição preferida para dormir é de costas? Perfeito! Esta é amelhor postura para dormir pois a coluna vertebral repousa direita, sem ser forçada, e o peso do corpo é distribuído uniformemente. Mas mesmo quem dorme de costas precisa de uma boa almofada, sendo que a mais indicada é:


  • Uma almofada com altura intermédia, que deve ser ajustada à altura entre o pescoço e a coluna cervical


  • Uma almofada de firmeza média


  • De preferência uma almofada em espuma, látex ou de penas, pois estes materiais mantêm a correta postura do pescoço e são fáceis de modelar





Qual a almofada mais indicada para dormir de lado?


melhor almofada para dormir de lado

 


Se prefere dormir de lado, então a melhor almofada para si é:


  • Uma almofada alta, cuja altura deve ser igual à distância entre o pescoço e o ombro


  • Uma almofada firme para manter a cabeça e o pescoço na altura correta


  • Uma almofada viscoelástica ou em látex poderá ser uma boa opção quanto ao material, pois adapta-se à forma da cabeça dando a sensação de afundamento e voltando à sua posição inicial com facilidade

 


Qual a melhor almofada para dormir de bruços?


melhor almofada para dormir de barriga para baixo


Dormir de barriga para baixo não é a posição mais recomendável, mas isto é algo que não conseguimos controlar. Então, se não se vê a dormir de outra forma, a almofada que escolher deve ser:


  • Uma almofada baixa, para que a distância entre a cabeça e o colchão seja mínima (inferior a 11cm)


  • Uma almofada pouco firme , macia e moldável


  • Uma almofada de fibra, microfibra ou de penas, que por serem mais macias e elásticas moldam-se naturalmente à curvatura natural da cabeça e do pescoço, sendo mais confortável para a coluna

 


Qual a almofada mais indicada para quem tem problemas cervicais?


O modelo mais adequado para quem tem problemas cervicais e dores nas costas é a almofada cervical/ortopédica. A sua curvatura central adapta-se a essa região na perfeição, sendo mais indicada para quem dorme de lado e de costas.


almofada cervical e ortopedica

 


Qual o melhor enchimento para a almofada de dormir?


O enchimento das almofadas pode ser de material natural ou sintético e esse é um pormenor que deve ser considerado na altura de escolher a almofada para dormir. Cada material tem um comportamento diferente: diferem na firmeza, na adaptação à curvatura do corpo, na flexibilidade e na respirabilidade. Tudo depende da preferência da pessoa e da posição em que dorme.

 

Há ainda a considerar que almofadas de material sintético e hipoalergénico, como por exemplo as de fibra, são as mais indicadas para quem sofre de algum tipo de alergia, uma vez que evita a propagação de fungos e ácaros.

 


Quando se deve substituir a almofada onde dorme?


quando substituir almofada para dormir


Por melhor almofada que tenha, o recomendado é que ela seja substituída de dois em dois anos, uma vez que a almofada vai perdendo as suas características iniciais. Em 2 passos poderá verificar se a almofada já perdeu qualidades e se já é altura de a substituir:


  1. Retire a fronha e observe se existem manchas e odores desagradáveis. Se assim for, deve comprar uma almofada nova para dormir, pois poderá trazer-lhe problemas de alergia

  2. Verifique a sua resistência: dobre a almofada ao meio, solte e veja se ela regressa ao estado original. Se isso não acontecer é porque precisa substituir a almofada de dormir rapidamente.

 


Conclusão: não existe uma verdade absoluta e universal para escolher a melhor almofada para dormir . Na hora de comprar é claro que deve ter com conta algumas das características inerentes à própria almofada, mas essas características não bastam por si só.

 

O segredo para escolher uma boa almofada está em si, pois ela deve ir ao encontro das suas preferências, das suas necessidades e, sobretudo, da forma como dorme. A almofada ideal para dormir deve ser algo individual e personalizado. Lembre-se sempre disto: é a almofada que se deve adaptar a si e ao seu corpo, e não o contrário.  💚


Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.