Regras básicas para combinar cores na decoração
Decoração

20 Abril 2020

Regras básicas para combinar cores na decoração

Regras básicas para combinar cores na decoração

A escolha das cores é um pormenor muito importante na decoração de qualquer espaço, pois são elas que, muitas vezes, são o ponto de partida e/ou o fio condutor de qualquer projeto decorativo. Para além disso, as cores que escolhemos para decorar determinado espaço refletem a nossa personalidade e dão vida aos ambientes, proporcionando uma série de sensações conforme a combinação que delas se faz, e influenciando também o humor de quem usufrui do espaço em questão.


Aquando das nossas pesquisas por ideias e inspirações, somos confrontados com fotografias de ambientes com combinações de cores ousadas e misturas inesperadas, que funcionam na perfeição nas revistas e nos sites de decoração em que as vemos. Mas e como ficariam na nossa própria casa? Quando chega o momento de escolher os tons para o nosso próprio cantinho temos receio de reproduzir determinadas combinações, já que uma escolha errada das cores pode até mesmo reduzir o nosso espaço em tamanho, sensorialmente falando, claro.


Sabemos que a escolha e a combinação de cores de um espaço, sejam elas relativas às paredes, piso, móveis, têxteis ou objetos decorativos, é uma tarefa complicada e, muitas vezes, stressante. Mas vamos aqui falar-lhe das principais regras de combinação de cores, que vão ajudar imenso na hora de criar a composição cromática da sua sala, quarto, cozinha ou outra qualquer divisão da sua casa. Descubra todo um universo inexplorado com as nossas dicas.


A dica principal é utilizar uma ferramenta muito simples, usada pelos profissionais da área (arquitetos, decoradores, designers …), que foi representada pela primeira vez em 1666 por Issac Newton, e que tem por base a perceção das cores pelo olho humano. Referimo-nos ao Círculo Cromático.



O círculo cromático



O círculo cromático é um disco dividido em 12 cores, que incluem as cores primárias (azul, amarelo e vermelho/magenta), as secundárias (verde, laranja e violeta) e as terciárias (que mais não são do que uma mistura das anteriores: azul esverdeado, azul violeta, amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, vermelho alaranjado e vermelho violeta). Cores neutras como o preto, o branco ou o cinzento não estão incluídas nesta paleta de cores mas, como sabemos, são escolhas seguras: consideradas cores básicas e polivalentes, combinam com qualquer cor do círculo cromático.


No círculo cromático também é possível distinguir a divisão entre cores quentes (tons vermelho, amarelo, laranja e rosa) e frias (tons verde, azul e roxo). Enquanto as primeiras proporcionam ambientes mais vivos, as segundas tornam os espaços mais aconchegantes.


Pois é então a este círculo cromático que deve recorrer para escolher as cores e, com o seu auxílio e algumas informações básicas, com certeza irá dominar a arte de harmonizar as cores! É muito simples: tudo o que precisa é de formas geométricas e ângulos. Sim, verá como a matemática influencia a combinação de cores.



Existem várias formas de usar o círculo cromático para fazer combinação de cores:



Combinação Monocromática:




Também conhecida por “tom sobre tom”, consiste em explorar a variação de tons de uma mesma cor. É muito interessante por se trabalhar muito o contraste do claro e do escuro na mesma cor.


Esta é a combinação mais fácil, embora seja uma das mais difíceis de trabalhar, pois se não for utilizada corretamente pode acabar por cansar. 



Cama de Casal Paris Moviflor



Combinação de cores análogas:



Este esquema permite-lhe harmonizar de duas até cinco cores que estejam lado a lado no círculo cromático – as cores vizinhas – obtendo combinações mais suaves e fáceis de fazer.


O resultado confere sensações completamente diferentes, dependendo das composições escolhidas. No entanto, as cores análogas são frequentemente encontradas na natureza, o que nos passa uma sensação de harmonia. Apesar de poder usar até cinco tons diferentes, é sempre melhor utilizar apenas até três cores para não perder o foco.




Cama Fee Moviflor



Combinação de cores complementares



Também chamada de harmonia oposta, implica combinar cores que estão em oposição no círculo cromático, mas que se complementam conferindo um grande contraste, pois mistura cores frias e quentes - por exemplo, o tom azul com o laranja, ou o roxo com o amarelo.


O resultado final desta combinação de cores proporciona vivacidade e energia ao ambiente e, como pode chamar muito a atenção, uma dica para não sobrecarregar o ambiente é usar uma cor como dominante e a outra apenas em alguns detalhes.




Cama Colors Moviflor



Combinação Tríade ou de 60º



Esta combinação une três cores com a mesma distância entre si no círculo cromático (de 4 em 4), formando um triângulo equilátero.


Os resultados são ousados, mas apesar de serem cores que criam um grande contraste, a combinação é muito harmónica, sendo recomendado dar destaque a apenas uma das cores selecionadas, mantendo as demais como cores apenas em segundo plano, em alguns detalhes.




Combinação de cores tríade

Fonte: Freepik



Combinação Semi-Complementar ou em Fenda



Esta combinação é uma mistura entre a composição Complementar e a Tríade, e combina cores do lado oposto do círculo.


Esta combinação consiste em escolher uma cor primária, mas em vez de se combinar apenas com um tom complementar, combina-se com dois que estão opostos àquela. Um exemplo de harmonia: violeta, amarelo e verde.


Menos intensa do que a combinação tríade, este esquema conta com um leve contraste. 




Beliche Leo Moviflor



Combinação em Quadrado ou de 90º





Esta composição consiste em escolher uma cor, saltar as duas seguintes e escolher a próxima, até formar um quadrado no círculo cromático. Esta combinação concede aos ambientes uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio da sua paleta colorida.



Combinação de cores em quadrado

Fonte: Freepik


Combinação de cores Primárias




A combinação de cores primárias funciona muito bem, seja usando os seus tons mais vibrantes, que conferem um toque mais alegre e divertido ao ambiente, seja usando os tons mais claros/pastéis, que são mais serenas e suaves, transmitindo mais calma.


Também poderá usar somente duas das três cores primárias, criando sempre ambientes incríveis e alegres.



Cores Primárias Decoração

Fonte: Freepik


Combinação de cores Secundárias





A combinação de cores secundárias também pode ser feita de diversas formas e, tal como as cores primárias, as suas misturas tornam os ambientes mais alegres e divertidos.




Cores secundárias Decoração

Fonte: Freepik



Confira mais algumas dicas:



Lembre-se ainda que na hora de escolher a combinação de cores, é imperioso ter em conta o tamanho do espaço a decorar.


As cores mais fortes e vibrantes, como o vermelho ou o laranja por exemplo, não devem ser aplicadas em ambientes pequenos, muito menos em grandes extensões como paredes, pois dão a sensação de ser um espaço ainda menor. Nestes casos, o melhor é optar por tons mais neutros, deixando as cores mais fortes para pequenas superfícies ou para os detalhes espalhados pela decoração.


Outro aspeto a ter em conta é que a harmonização de cores não é feita apenas com os tons lisos: dê asas à sua imaginação e crie composições de cores recorrendo também a texturas, materiais diferentes e naturais.


Mesa Antibes Moviflor




Com estas regras básicas de combinação de cores, juntamente com a sua sensibilidade e bom gosto, conseguirá facilmente transformar os ambientes da sua casa.


Permita-se ousar nas cores: vá para além das mais claras ou neutras e transmita, através da policromia, a sensação de bem-estar, tornando a sua casa ainda mais sua, mais a sua cara.



Preparado para vistar a Loja Online Moviflor? 💚

Fonte

Moviflor Online

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas rápidas, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.