Sabia que as limpezas de Outono são tão ou mais importantes que as de Primavera? Veja aqui porquê!
Truques e Dicas

18 Setembro 2020

Sabia que as limpezas de Outono são tão ou mais importantes que as de Primavera? Veja aqui porquê!

Sabia que as limpezas de Outono são tão ou mais importantes que as de Primavera? Veja aqui porquê!

No outono não existe muito o hábito de se fazerem limpezas e arrumações mais profundas nas nossas casas, tal como acontece na primavera. Os dias mais curtos, mais cinzentos e com as temperaturas progressivamente mais baixas não estimulam tanto a fazer essas tarefas, é facto.


Não obstante, as arrumações e limpezas de outono são tão ou mais importantes que as de primavera pois só assim a nossa casa estará preparada para receber o inverno. E nós também.


De facto, durante os meses mais frios e húmidos, o recurso ao aquecimento e a redução da ventilação, devido ao facto das janelas estarem mais tempo fechadas, cria em nossas casas o ambiente perfeito para insetos, ácaros, bactérias, fungos e mofo.


Então o melhor é começar a pensar nas limpezas de outono o quanto antes, pois fazê-las logo no início da estação é crucial para evitar o surgimento destes e de outros problemas, que podem ser prejudiciais à nossa saúde e à saúde da nossa habitação.


Se não sabe por onde começar, damos-lhe aqui algumas dicas para as suas arrumações e limpezas de outono:


 

Proceda a arranjos gerais na casa




Nesta altura do ano é muito importante proceder a algumas tarefas em termos de manutenção, preparando a casa para o inverno. Falamos, por exemplo, na limpeza das caleiras e dos escoadouros das águas pluviais, evitando assim surpresas desagradáveis nos dias de muita chuva, ou então na limpeza de chaminés, preparando-as para o uso intenso que terão. Para além disso, pode também fazer um check-up em toda a parte elétrica e hidráulica, verificar possíveis gotejamentos e vazamentos e trocar filtros de ares condicionado, caso os possua.



 

Limpe Janelas e Estores




Aproveite para lavar os estores e os vidros por fora, antes que comece a ficar frio demais para isso. Limpe muito bem os estores, e principalmente os vidros, por dentro: garanta que a (pouca) luz solar do inverno entre na totalidade e não fique bloqueada pela sujidade. Aproveite também para verificar o estado dos estores e das borrachas e dobradiças das janelas, e proceda à sua calafetação, caso seja necessário.

 


Cuide do sofá e das cadeiras de sala estofadas




O sofá é muito usado em qualquer casa, principalmente no inverno, quando passamos mais tempo sentados a ver filmes ou séries embrulhados na manta. Faça uma limpeza em profundidade no outono, preparando-o para esse uso mais intenso: aspire-o muito bem, em todos os seus cantinhos, de modo a remover sujidades e ácaros. Proceda da mesma forma com cadeirões e cadeiras de sala estofadas.


Se o seu sofá for em pele, siga as dicas que damos neste outro artigo do nosso Blog: “Truques para limpar e manter em bom estado sofás em pele.”

 


Tenha atenção aos colchões




Os colchões de todos os quartos merecem uma atenção especial e redobrada durante as limpezas de outono. Aspire-os com muita parcimónia, deixe-os a arejar sem têxteis por cima e vire-os ao contrário, afinal está a começar uma nova estação. Com este procedimento, cuidará da sua saúde durante o sono!

 


Veja bem atrás e em baixo dos móveis




Apesar de não estar visível, o que se vai acumulando atrás e em baixo do mobiliário pode ser prejudicial à saúde, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios e de alergias.


É por isso que deve arrastar os móveis para aspirar e limpar a sujidade aí acumulada, nem que seja no início de cada estação no caso dos móveis de maior porte como sofás, aparadores, vitrines, armários, estantes e móveis de TV. Aproveite esta oportunidade para limpar e organizar os fios elétricos emaranhados atrás dos móveis e que acumulam imensa sujidade!

 


Lembre-se da lavandaria!



Durante o inverno, o grande drama em qualquer lar é o tratamento da roupa, principalmente a sua secagem caso não haja uma máquina de secar roupa.


É por isso que deve aproveitar o outono para fazer uma limpeza mais profunda à lavandaria, muitas vezes esquecida, assim como uma arrumação aos armários que aí se encontram, de modo a garantir que reúne as condições ideais para colocar a roupa a secar nessa divisão nos dias mais húmidos.



 

Candeeiros e lâmpadas imaculados





Os candeeiros, sejam eles de teto, de pé ou de mesaacumulam muito pó e nem sempre são limpos com frequência. É importante proceder à sua limpeza, quanto mais não seja no início das estações. A limpeza das lâmpadas é também importante para aumentar a intensidade e o brilho da luz, principalmente agora que os dias serão menores.


 


Limpe e/ou substitua os têxteis de decoração






Antes de começar o inverno, é importante que se limpem em profundidade os tapetes e que se lavem têxteis decorativos como cortinas e almofadas. Após a sua lavagem, pode voltar a usá-los ou então trocar por outros - de outras cores, materiais e de toque mais macio – que confiram maior aconchego na estação mais fria. Não se esqueça de acrescentar agora a manta para o sofá, vai dar jeito!


 

Preparar os têxteis de inverno antes os de usar





Está a chegar a altura de voltar a usar roupa de outono/inverno e de colocar na cama os lençóis de flanela, edredões e cobertores. Uma vez que estiveram muitos meses guardados, as suas fibras têm pó acumulado, e como queremos os ácaros bem longe de nós quando formos usá-los, devemos proceder desde já à sua lavagem e pôr tudo a secar ao sol. Aproveite e lave também as almofadas que são usadas para dormir!


Nesta etapa pode aproveitar para fazer alguns reparos nas roupas de outono/inverno: retirar borbotos, fazer pequenos arranjos e pregar botões descosidos. Quem sabe não encontra uma nota esquecida no bolso desde o inverno passado?

 



Livre-se do que já não precisa!






Esta dica não podia faltar: deve fazer arrumação e organização de todos os roupeiros, gavetas, prateleiras e caixas que tem em casa, de modo a descartar peças e produtos que já não usa ou que passaram da validade. Roupas, acessórios, calçado, livros, revistas, documentos, produtos de cosmética e alimentares, todos devem ser revistos, e deve guardar somente aquilo que realmente necessita. Não precisa destralhar tudo de uma só vez: vá fazendo divisão a divisão, tire alguns minutos por dia para cada pequeno compartimento e assim será mais fácil.

 



Arejar, arejar, arejar: é a palavra de ordem!






Esta é a última dica que deixamos. O tempo característico de outono/inverno dá-nos pouca vontade de abrir as janelas, mas este gesto é muito importante pois uma casa arejada é uma casa saudávelDeixar que o ar seja renovado todos os dias impede a concentração de humidade e de ácaros.


 

Como pode ver, as limpezas de outono são essenciais para receber o inverno de forma limpa, organizada e tranquila. Incentive a participação de todos os elementos da família, inclusivamente as crianças e, com estas dicas, conseguirá tornar a casa num local acolhedor e saudável para todos: habitantes e visitas!



Para receber mais dicas como estas, assine a nossa newsletter e siga as nossas redes sociais  Facebook e Instagram e Pinterest💚



Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.