Como limpar sofás: truques e soluções simples e caseiras
Truques e Dicas

24 Junho 2021

Como limpar sofás: truques e soluções simples e caseiras

Como limpar sofás: truques e soluções simples e caseiras


O sofá é daquelas peças de mobiliário que não falta em nenhuma casa e que é muito usado por toda a família. Migalhas e manchas no sofá são comuns e, por isso mesmo, é necessário limpá-lo com frequência e mantê-lo em bom estado, seja ele de que material for.



No entanto, é importante saber como limpar sofásconvenientemente. Neste artigo, deixamos-lhe alguns truques preciosos, com soluções simples e caseiras, para que consiga preservar o bom aspeto e dar uma vida mais longa ao seu sofá.

 

 

Limpar o sofá frequentemente

 

Como limpar sofás com aspirador

Antes de qualquer outra medida, a primeira coisa a fazer para prolongar a vida do sofá é prestar-lhe cuidados regulares, pelo que realizar uma limpeza semanal é imprescindível. Comece por aspirar o sofá em todos os cantinhos, de modo a eliminar o pó que se vai acumulando à superfície e para evitar que a sujidade penetre no sofá, sendo depois mais difícil eliminá-la.

 

 

 

Como limpar sofás de pele?



Como limpar sofás em pele

Cuide da pele do seu sofá com a mesma dedicação com que cuida da sua própria pele e terá um sofá por muitos e longos anos. O processo deve começar com a aspiração total do sofá , para depois proceder à limpeza da sua pele: com um pano suave, limpe a sua superfície com uma solução preparada com água e detergente neutro.

 

Eis uma ótima dica de uma solução caseira: num recipiente coloque água fervida com alguns pedaços de sabão azul e aguarde até que derretam e a solução arrefeça. Assim que estiver tépida, já pode utilizar na limpeza do seu sofá!

 

Tal como a nossa, também a pele do sofá deve ser hidratada depois de limpa, de modo a manter a elasticidade e evitar rasgos por desidratação. Para esse efeito, pode utilizar as mais variadas soluções: desde um produto próprio para limpar peles, vaselina líquida ou, simplesmente um creme hidratante, dos que utiliza para a sua própria pele. Basta usar uma esponja ou um pano seco, colocar o produto escolhido e passar suavemente por todo o sofá de pele, sintética ou natural, tentando fazê-lo sempre na mesma direção.

 

Finalize passando um pano seco para puxar o lustro e deixe a pele do sofá absorver lentamente o creme, evitando sentar-se nele logo após a hidratação. Isto deve ser feito duas vezes por ano, de preferência após o Verão e o Inverno. Verá que depois desta simples operação o seu sofá de pele, couro ou napa parecerá novo.

 

 

Como limpar sofás de tecido?

 

Como limpar sofás de tecido

Se o seu sofá é de tecido, deverá proceder de forma diferente. Antes de mais, se as almofadas e encostos possuírem capas removíveis poderá lavá-las à mão ou à máquina para uma limpeza mais eficaz, seguindo sempre as instruções de lavagem do tecido. Se não for possível extrair capas do sofá, poderá usar uma destas formas de lavagem:

 

Limpar o sofá com vinagre branco


Faça uma mistura de 1L de água morna com 250ml de vinagre branco e aplique no sofá com uma esponja ou escova macia, em movimentos suaves e circulares, começando sempre pela parte superior. No fim, remova o excesso de humidade com um pano felpudo seco e deixe secar completamente, abrindo as janelas ou usando ventoinhas.

 


Limpar o sofá com bicarbonato de sódio


Usar o bicarbonato de sódio para a limpeza é uma excelente solução para limpar o sofá a seco, e também uma ótima forma de o desodorizar. É muito simples: espalhe bicarbonato de sódio em toda a superfície do sofá, deixe atuar durante algum tempo e, por fim, aspire muito bem.

 

 

Como lavar o sofá a seco em casa

 

Há determinados revestimentos de sofás que devem ser lavados a seco. Tal como referido acima, o bicarbonato de sódio pode ser uma solução, embora exista outra, igualmente fácil e rápida: num borrifador coloque água e álcool em partes iguais e pulverize o tecido do sofá, esfregando depois suavemente com um pano macio. O sofá ficará seco rapidamente com a rápida evaporação do álcool.

 

 

Como tirar manchas do sofá?

 

Como tirar manchas do sofá

 

No melhor pano cai a nódoa”, e o sofá não é exceção. Apresentamos-lhe aqui alguns truques, de âmbito geral, que poderá usar para tirar manchas do sofá:

 

  • limpar a mancha do sofá com um toalhete de higiene infantil

  • retirar a nódoa do sofá, em tecido ou pele, com a solução feita com sabão azul, tal como indicado acima (pode fazê-la mais concentrada para este efeito)

  • para tirar manchas do sofá em tecido, esfregar levemente com uma esponja macia embebida em vinagre

  • se for uma mancha de vinho ou café pode experimentar colocar um pouco de água tónica ou com gás e, sem esfregar, colocar um pedaço de papel de cozinha por cima, para absorver a nódoa do sofá

  • se pretender tirar uma mancha de um sofá em pele também pode usar o creme hidratante, permitindo ao mesmo tempo limpar e hidratar.

 

Seja qual for a solução que escolher, o importante é que passe o pano, esponja ou toalhete sempre na mesma direção e que nunca opte por produtos abrasivos ou com cloro, pois podem danificar seu sofá.

 

Impermeabilização do Sofá

 

O serviço de impermeabilização do sofáé um excelente investimento aquando da aquisição de um sofá novo. Este serviço pode ser adquirido nas lojas Moviflor e consiste num tratamento que cria uma proteção invisível, altamente eficaz, que evita que as nódoas penetrem no sofá, seja ele de que material for. 

 

 

Como tirar maus cheiros do sofá?

 

Existem maus odores que acabam por impregnar o revestimento do sofá, como por exemplo os de animais ou de urina. Se pretende tirar maus cheiros do seu sofádispõe de duas opções: usar o bicarbonato de sódio tal como descrito acima ou então preparar um desodorizante caseiro que poderá, inclusivamente, usar em outros têxteis e também para perfumar a casa. Eis a receita: colocar água num borrifador e, à quantidade de água colocada, misturar ¼ de álcool etílico e ¼ de amaciador de roupa.

 



Agora que já viu como limpar sofás, já não tem desculpasSiga as nossas dicas e terá um sofá limpo, bem hidratado e com um aspeto novo por mais tempo! 💚


Fonte

Moviflor Online

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.