Cor de Abril na Moviflor: saiba como usar o amarelo na decoração
Cor do Mês

11 Abril 2022

Cor de Abril na Moviflor: saiba como usar o amarelo na decoração

Cor de Abril na Moviflor: saiba como usar o amarelo na decoração

Este mês de Abril, a Moviflor dá destaque ao amarelo enquanto cor do mês.

 

Vibrante, alegre e revigorante, o amarelo é a cor perfeita para tornar os ambientes mais calorosos e estimular a comunicação e a criatividade.

 

Ao contrário do que se possa pensar, usar o amarelo na decoração dos espaços não é assim tão difícil. É preciso ter bom senso, uma boa noção de espaço por ser uma cor com muita presença, e também um olhar apurado para os detalhes, pois é aí que o amarelo pode fazer a diferença. Veja algumas dicas Moviflor para usar o amarelo na decoração:

 

 

Como combinar o amarelo com outras cores


Há várias tonalidades de amarelo, desde as mais suaves, como o amarelo pastel, até às mais carregadas e fortes, como o amarelo canário.

 

Os tons mais suaves são indicados para divisões da casa onde se pretende mais calma e harmonia, como quartos e locais de descanso. Estas tonalidades são mais elegantes e sofisticadas.


Amarelo suave no quarto   amarelo pastel no quarto

 

 

Já os tons mais fortes e vibrantes de amarelo conferem mais força e nunca passam despercebidos, sendo perfeitos para quebrar a monotonia visual, pelo que devem ser usados em detalhes e sempre em equilíbrio com as outras cores do espaço.


Amarelo forte em detalhes na decoração

 

Os tons mais vivos de amarelo são perfeitos para usar na decoração de escritórios e locais de trabalho, pois é uma cor que confere um ar mais leve ao espaço, ao mesmo tempo que descontrai e estimula a criatividade.


amarelo na decoração de escritórios

 

Usar o amarelo com tons neutros


O amarelo é comummente usado com cores neutras para criar uma combinação perfeita e equilibrada. O amarelo costuma realçar as outras cores que são combinadas com ele. O importante é definir se o amarelo será utilizado como pano de fundo do ambiente ou como ponto focal da composição.


Amarelo com branco na decoração


O amarelo combina muito bem com o branco. Equilibram-se e proporcionam luminosidade ao ambiente, sendo uma solução perfeita para divisões mais escuras ou para aumentar visualmente um espaço de menores dimensões. Se acrescentar uns apontamentos dourados, a decoração ganha em glamour.


Sala de estar com sofá amarelo    


Amarelo com preto na decoração


A combinação de amarelo com preto é moderna e elegante. Os dois tons equilibram-se mutuamente: o amarelo ilumina o tom escuro do preto, e este ajuda a fechar o tom aberto do amarelo, para que este não seja tão vibrante.



Amarelo com cinza e tons metálicos na decoração


Amarelo e cinza é uma combinação ganhadora e muito comum. O cinza é uma cor neutra, fria e fechada, que recebe imenso destaque com o amarelo. Fica bem em qualquer divisão da casa, seja quarto ou sala, assim como em espaços comerciais e escritórios.

 

Decoração de quarto amarelo e cinza      decoração de escritório amarelo e cinza


 

Amarelo com cores quentes na decoração


Uma decoração que use o amarelo combinado com os seus tons quentes mais próximos, o laranja e o vermelho, ganha uma perspetiva colorida e ousada, constituindo uma proposta mais quente e acolhedora para o ambiente.

 


Amarelo com cores frias


Pelo contrário, usar o amarelo combinado com tons frios, como azul e verde, é a maneira perfeita de equilibrar e suavizar o vibrante do amarelo. Esta combinação é uma lufada de ar fresco em qualquer decoração. Projetos que usem amarelo, azul e verde em tonalidades pastel ficam perfeitos, por exemplo, para decorar quartos de bebé, mas também outras divisões nas quais se pretenda harmonia, como quartos ou salas


Sala decorada com amarelo, verde e azul  

 

Amarelo com castanho na decoração


Quando combinado com o castanho, o amarelo adquire uma tonalidade aconchegante e quase neutra. O ambiente criado por estas duas cores em conjunto é muito agradável, apelativo e conservador.


Decoração de quarto amarelo e castanho    sala de estar com decoração amarela e castanha


 

Como usar o amarelo na decoração?

 

Depois de ver como combinar melhor o amarelo com outras cores, veja agora algumas dicas de como incluir o amarelo na decoração dos espaços



Paredes amarelas


Apesar do amarelo ser mais utilizado em detalhes do que propriamente em paredes e móveis, ter uma parede amarela numa determinada divisão é um destaque decorativo que pode ser equilibrado com ouso de tons mais neutros na restante decoração. A parede pode ser pintada, ou então também pode ser usado um papel de parede amarelo, seja ele mais vibrante ou mais apagado. Para um ambiente mais romântico, pode escolher um papel de parede floral amarelado. Se preferir algo mais discreto, mantenha a parede em tom neutro, mas use vários quadros em tom amarelo para dar destaque à parede.

 

Sala de estar com parede amarela

Móveis amarelos


É possível utilizar móveis de tom amarelo na decoração, desde que não se caia no exagero. Um sofá amarelo ou um cadeirão amarelopodem trazer vida a qualquer divisão, ajudando inclusivamente a realçar outras cores. Se tem receio de usar o amarelo na decoração, pode optar por utilizar o amarelo em móveis menores e mais discretos como um pouf, uma mesa de centro, uma mesa de apoio ou um pequeno banco.


sofá amarelo na sala

Cadeirão Amarelo     Poufs Amarelos decorativos


 

Aposte em detalhes amarelos na decoração

 

Têxteis de quarto, mantas e almofadas amarelas


Opte por mantas e almofadas amarelas para trazer alegria para a sua decoração, sejam elas em tecido liso ou com padrões. Tanto a sala como o quarto têm a ganhar com esta aposta!

 


almofada amarela Moviflor    almofada amarela retangular moviflor


 

Tapetes amarelos na decoração da casa


Outra forma inteligente de inserir o amarelo na decoração é através de tapetes. Um tapete inteiramente amarelo pode ser muito chocante, mas pode sempre investir em tapetes com padrões que tenham o amarelo como destaque.


Tapete com padrão amarelo na sala de jantar    Tapete amarelo e preto com padrão geométrico na sala de estar

Tapete com padrão amarelo e cinzaTapete amarelo e cinza


 

Objetos decorativos amarelos para pequenos detalhes


Tendo uma decoração base em tons neutros, pode sempre optar por dar destaque ao amarelo de uma forma mais discreta, em objetos decorativos, vasos de flores, porta retratos, entre outros.


Pássaro amarelo em porcelana Moviflor  Vaso Amarelo em porcelana Moviflor


 

Dê alegria à sua casa usando o amarelo na decoração com as dicas da Moviflor! 💚

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.