Cor de Maio na Moviflor: saiba como usar o tom lilás na decoração
Cor do Mês

09 Maio 2022

Cor de Maio na Moviflor: saiba como usar o tom lilás na decoração

Cor de Maio na Moviflor: saiba como usar o tom lilás na decoração


Durante o mês de Maio, a Moviflor destaca o tom lilás como cor do mês, dando algumas dicas de como usá-la na decoração da casa, em que divisões e como combiná-la com outros tons.

 


Diferença entre violeta, roxo, lavanda e lilás


Primeiramente, convém esclarecer a diferença entre lilás, violeta, lavanda e roxo. São tons muito confundidos, mas têm diferenças entre si:

diferença entre roxo, violeta, lilás e lavanda

Fonte: Freepik


  • O violeta é uma das cores do arco-íris, sendo cientificamente classificada como cor espectral, e possui um tom vivo e alegre.

   

  • O roxo é mais azulado, constituindo um tom intermédio entre o vermelho e o azul. É uma cor forte e intensa.


  • O lavanda é um roxo claro: um tom pastel que é suave e delicado.


  • O lilás é um roxo pálido, levemente mais rosado, sereno e muito associado ao universo feminino e ao romantismo.



 

Como combinar o lilás com outras cores?

 

No que diz respeito ao violeta e ao roxo - tons mais intensos – podem ser usados para pequenos apontamentos onde se pretende quebrar a monotonia visual, mas sempre em equilíbrio com as outras cores.


Os tons mais suaves referidos anteriormente, como o lavanda e o lilás, devem ser usados nas divisões da casa onde se pretende tranquilidade e harmonia, como quartos ou salas. Mas falemos do lilás. Vamos ver como combiná-lo com outras cores.

 

Lilás com tons neutros


Cores neutras enfatizam o tom lilás, realçando a sua suavidade e a sua estrutura complexa. O branco é uma cor que dialoga na perfeição com o lilás, criando um contraste suave, simples, bonito e elegante. Mas também se pode usar o lilás com cinza ou marfim, que são sempre combinações perfeitas e nunca falham.


 combinar lilás com branco

Fonte: Freepik


Lilás com tons de verde

 

O verde é um tom compatível com o lilás e, juntos, transmitem uma sensação leve e fresca, que também confere modernidade, vivacidade e conforto à composição. Variações de verde como o verde garrafa, o verde água ou o verde menta harmonizam perfeitamente com o lilás.

 Combinar lilás com verde

Fonte: Freepik


Lilás com laranja ou amarelo


O lilás traz tranquilidade e o laranja ou amarelo vitalidade e entusiasmo. Numa combinação contrastante, estas cores podem ser usadas de forma equilibrada sendo perfeitas para quem gosta de ambientes expressivos.


 


Como usar o lilás na decoração?


Como o lilás é uma tonalidade suave, delicada e que transmite tranquilidade, permite uma composição elegante em diferentes estilos de decoração, criando uma atmosfera serena e intimista. É por essa razão que o lilás é muito usado na decoração de quartos, embora se enquadre na perfeição em qualquer uma das divisões da casa: seja sala, cozinha, casa de banho ou hall de entrada.


Apesar de muitas pessoas gostarem do lilás, têm receio de o usar na decoração dos espaços. Como em tudo, deve prevalecer o bom senso, e o ambiente não deve ser sobrecarregado com esse tom. É importante harmonizar o lilás com outros tons e, para quem não quer correr o risco de enjoar, deve apostar numa decoração subtil, onde a cor lilás esteja somente em detalhes.

 


Parede lilás ou lavanda


Ter uma parede lilás numa determinada divisão é um destaque decorativo que pode ser equilibrado com o uso de outros tons na restante decoração, sejam eles mais neutros ou não, desde que as cores harmonizem entre elas. A parede pode ser pintada, ou então também pode ser usado um papel de parede lilás, que tanto pode ser liso, como ter padrões geométricos ou florais, criando um ambiente mais romântico. Se preferir algo mais discreto, mantenha a parede num tom neutro, mas use vários quadros em tom lilás para dar destaque à parede.

 

Parede lilás

Fonte: Freepik


 

Móveis de cor lilás


Há pouca oferta de móveis de cor lilás, mas eles existem. Não devem ser usados em exagero e sim de forma pontual, para trazer vida à decoração de determinada divisão. Encontramos, por exemplo, móveis de cor lilás em quartos infantis, ou então em cadeirões e poufs.


Móveis de cor lilás em quarto infantil

 

Aposte em detalhes de cor lilás na decoração

 

Têxteis, cortinas e almofadas de cor lilás

 

Já aqui foi referido que um dos ambientes mais beneficiados pelo lilás na decoração é o quarto. Uma boa forma de incorporar o lilás na decoração do quarto é através dos têxteis de cama, das almofadas decorativas ou da manta. Na sala, também não é difícil dar um toque criativo ao ambiente usando a tonalidade lilás: umas almofadas, a manta do sofá ou umas cortinas bastam para dar destaque à decoração do espaço, especialmente se este tiver como base cores neutras. Na casa de banho o lilás pode estar presente nos atoalhados para dar vida a um espaço em cores neutras.

roupa de cama lilás

 decoração lilás

Fonte: Freepik


Tapetes lilás na decoração da casa


Outra forma inteligente de inserir o lilás na decoração é através de tapetes. Tanto pode ser um tapete inteiramente lilás, numa tonalidade pastel, como um tapete que possua padrões onde o lilás esteja incluído juntamente com outras cores. poderá servir perfeitamente para incrementar a decoração de uma sala ou quarto.


Tapete lilás redondo

Fonte: Freepik


Tapete lilás


 

Objetos decorativos em lilás para pequenos detalhes

 

Usar pormenores decorativos de cor lilás é a melhor opção para quem gosta de mudar os tons da decoração de vez em quando e para quem não quer um compromisso maior e mais duradouro com uma mesma cor. Aposte em objetos decorativos, vasos de flores, velas, porta-retratos, entre outros objetos que enriquecerão o ambiente com este tom suave e delicado.


  


Fonte: Freepik


Crie uma atmosfera serena e harmoniosa à sua casa com uma decoração em tons de lilás.

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.