Descubra como dividir ambientes com móveis e peças decorativas
Inspirações

20 Julho 2022

Descubra como dividir ambientes com móveis e peças decorativas

Descubra como dividir ambientes com móveis e peças decorativas

 

É cada vez mais comum haver casas onde o mesmo espaço alberga várias divisões com utilidades diferentes. Isso é muito comum em apartamentos ou casas de dimensões mais reduzidas.    


Existem várias opções económicas para criar ambientes diferentes e independentes num único espaço, e sem necessidade de fazer obras. Basta usar móveis ou peças de decoração para esse efeito.


Vantagens de usar móveis para dividir ambientes


  • É uma solução simples e económica, pois não implica a realização de obras.

  • É uma forma de aproveitar o espaço e otimizar custos e recursos, pois a peça usada acaba por ser versátil e, para além de somente servir como divisória, possui outra função.

 


Como dividir ambientes com móveis

 

Existem 2 formas de o fazer:


  • Dividir totalmente os espaços com móveis feitos à medida.

  • Dividir parcialmente os ambientes com móveis já existentes, sejam eles altos ou baixos, largos ou estreitos, fechados ou abertos.

 

Os móveis ideais para limitar espaços são os que são dupla-face, ou que pelo menos têm um fundo bem acabado, como um sofá por exemplo.

 

escritório na sala


Que móveis usar para separar ambientes?

 

Marque limites com sofás ou cadeirões

 

O sofá é o móvel perfeito para criar limites. Pode ser uma ótima opção para separar a sala de jantar da sala de estar, a sala de estar da cozinha, ou a sala de estar do escritório.


O sofá pode ser usado sozinho ou com outro móvel nas suas costas, como uma consola, um aparador ou um armário mais baixo, por exemplo.

 

sofá para separar ambientes


Aparadores e cómodas também podem limitar divisões


Um aparador pode muito bem servir como um móvel delimitador de ambientes, assim como uma cómoda. Ambos conferem arrumação e podem, inclusivamente, servir de ilha ou bar numa determinada divisão O único problema é a sua parte de trás, pois na maior parte das vezes não possui um acabamento bonito. Nada que a nossa criatividade não resolva! Vejamos algumas ideias: revestir a parte de trás com papel de parede, colocar outro móvel na parte de trás, usar vasos com plantas altas, entre muitas outras.

 

aparador para separar ambientes


Estantes são perfeitas para dividir ambientes


Usar armários altos e totalmente fechados como divisória de espaços, pode deixar o ambiente muito pesado e comprometer a harmonia e o equilíbrio da decoração. Para evitar isso, o melhor é utilizar estantes sem fundo para dividir ambientes, pois são também ótimas soluções para armazenar livros e objetos decorativos. Os seus compartimentos abertos conferem sensação de amplitude, deixam passar a luz e funcionam para os dois lados. Quando bem usadas e decoradas, as estantes integram-se muito bem na decoração e podem mesmo ser as protagonistas do ambiente. 


estantes para separar ambientes


Biombo: o separador de ambientes móvel


Por ser mais económico, o biombo é perfeito para criar diferentes ambientes numa mesma divisão, pode servir para separar o hall de entrada da sala de estar, definir a zona de vestir no quarto, delimitar a lavandaria na cozinha ou o escritório na sala. O lado bom dos biombos é que ocupam pouco espaço e podem ser movidos ou fechados com facilidade. Se não quiser um bloqueio total da luz, pode optar por um biombo translúcido ou com aberturas. Outra das vantagens dos biombos é que são ótimos elementos decorativos, pelo que a máxima aqui é dividir para conquistar!

 

Biombo para separar ambientes

Usar tapetes para delimitar diferentes áreas


Além do conforto que conferem aos ambientes, os tapetes servem para delimitar os espaços. Em ambientes integrados, cada área pode ter um tapete diferente da outra (desde que tenham uma combinação harmoniosa) ou só uma delas ter tapete.

 

tapetes para separar ambientes

E porque não usar cortinas para separar ambientes?


As cortinas também podem ser uma ótima forma de delimitar áreas. O uso das cortinas para separar ambientes traz inúmeras vantagens, nomeadamente: dependendo do tecido deixam passar a luz, podemos abri-las ou fechá-las consoante a necessidade, são também um elemento decorativo e, como são económicas, podemos ter várias e trocá-las frequentemente, para fazer um refresh à decoração da nossa casa.

 



Que outras opções existem para dividir ambientes de forma barata?


outras opções baratas que podem ser utilizadas para delimitar diferentes áreas numa mesma divisão. Algumas destas opções podem implicar a realização de pequenas obras, mas no geral são económicas, simples de realizar e não requerem muita confusão. Vejamos:

 pisos diferentes para dividir ambientes



Dividir ambientes através da pintura das paredes


A pintura das paredes é uma forma subtil mas eficaz de distinguir diferentes ambientes no mesmo espaço.

 


Diferentes áreas: pisos ou tetos distintos


Pisos e tetos podem ser usados para distinguir ambientes dentro de um mesmo espaço. No caso do piso, basta uma mudança no material ou no nível do mesmo para delimitar as áreas pretendidas. No caso do teto há várias maneiras de demarcar visualmente os ambientes: usar diferentes tipos de iluminação, usar gesso rebaixado ou sanca e também revestir o teto com materiais diferentes.

 

usar teto e iluminação para dividir ambientes


 Todas estas soluções que apresentamos são opções práticas e económicas para conseguir criar diferentes ambientes em open spaces. Dê asas à criatividade e mãos à obra e faça acontecer na sua casa!

Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Apoio ao Cliente Temos uma equipa de profissionais especializados e prontos a ajudá-lo no que precisar.

Compra segura Disponibilizamos diversos métodos de pagamento seguros e fiáveis.

Celeridade de envio Proporcionamos entregas até 10 dias úteis, em Portugal Continental.

Trocas e devoluções Encomende de forma segura. Se não ficar satisfeito, aceitamos a sua devolução ou troca.